HistóriaRibeirão PiresSão Paulo

Torre de Miroku: conheça a maior torre japonesa do Brasil

Torre de Miroku

Você sabia que a maior torre japonesa do Brasil fica em Ribeirão Pires (SP), a uma horinha de São Paulo? Então conheça um pouco mais sobre a Torre de Miroku.

A construção do templo começou no ano 2000 e demorou mais de 13 anos para ser finalizada. A ideia do projeto veio do Reverendo Nakahashi, juntamente com membros do Templo Luz do Oriente, grupo religioso com o objetivo de divulgar os ensinamentos de Meishu Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial.

A inspiração para a construção da torre veio do Templo Horyu, erguido no ano 607, na cidade de Nara, no Japão.

A Torre

Telhado da Torre de Miroku

Com 32 metros de altura, a Torre de Miroku tem 5 telhados, cada um simbolizando uma parte do corpo divino: as pernas, a barriga, o peito, o pescoço e a cabeça. E, no topo, tem uma relíquia de Meishu Sama, simbolizando a ligação entre a terra e o céu, o homem e Deus.

Os telhados são sustentados por uma estrutura de madeira construída sem pregos e parafusos, utilizando uma técnica tradicional japonesa. Isso permitiu com que essa fosse a primeira torre japonesa com um vão livre até o topo.

A estrutura ainda leva uma cobertura de 13 mil telhas moldadas no próprio complexo, sendo algumas delas esmaltadas a ouro com uma tinta especial trazida do Japão.

Já no interior do templo, há uma impressionante estátua de Hinode Kannon, uma divindade oriental. Sua história conta que, ao observar todas as leis regentes do Universo, ela salva livremente os povos.

A estátua tem 8 metros de altura, pesa 4 toneladas, e é folheada a ouro. Ela foi esculpida em madeira pelo escultor Cícero D’Avila e demorou três anos para ser finalizada. A obra impressiona! Mas como é proibido fotografar o interior do templo, não trouxemos essa imagem aqui no texto.

Complexo da Torre de Miroku

Complexo da Torre de Miroku

Além do templo, o Complexo da Torre de Miroku tem um lindo jardim japonês com cascatas, pontes e um lago com carpas. É um lugar de muita paz e espiritualidade!

O complexo reúne representações de divindades tanto orientais quanto ocidentais, como Nossa Senhora Aparecida e São João Batista. A primeira recebeu a homenagem por sua “conexão” com Kannon. Elas têm histórias e milagres parecidos e Nossa Senhora Aparecida é considerada a Kannon do ocidente. Inclusive, quando veio ao Brasil, o Reverendo Nakahashi pediu a bênção da santa no Santuário de Aparecida para implantar uma nova religião no país.

Já São João Batista é o santo padroeiro do Japão e apresenta-se em diversas religiões como uma voz que promove a união da humanidade.

Como é o passeio da Torre de Miroku

Barco Koryu

O acesso à Torre de Miroku é feito de barco, em um passeio de 10 minutos pela Represa Billings. O barco é todo estilizado com traços orientais e tem a figura de um dragão na proa, simbolizando proteção e purificação da água.

Ao chegar no complexo, um guia recebe os visitantes e apresenta a história do parque, da construção da torre e também de Kannon. Ao final da visita guiada, ainda há uma pequena cerimônia no templo. Depois, os visitantes ficam livres para conhecer o complexo e tirar fotos. Ao todo, o passeio tem 1h40.

O valor do ingresso para visitar a Torre de Miroku custa R$ 48 (atualizado em 2023). As entradas são vendidas exclusivamente no site da Tama Turismo. Clique aqui para comprar.

A embarcação que leva à torre sai da Tahiti Naútica Club e do Parque Oriental – Milton Marinho De Moraes, ambos em Ribeirão Pires (SP). O parque fica na Rua Maj. Cardim, 3100, no Bairro Estância Noblesse, e tem entrada gratuita. Já a marina fica na Avenida Palmira, 450, no Bairro Represa, na altura do km 41,5 da Rodovia Índio Tibiriçá. O local possui estacionamento próprio com o valor de R$ 15 (preço de 2021).

As saídas do barco acontecem apenas aos fins de semana, pontualmente em seis horários: 9h30, 10h10, 10h50, 11h30, 13h e 13h30. As partidas podem ser canceladas por conta das condições climáticas. Neste caso, o passageiro poderá escolher uma nova data, de acordo com a disponibilidade de horário.

Passeios próximos

A Torre de Miroku está localizada às margens da Represa Billings, na Região do Grande ABC, em uma área cercada de outras atrações. É possível combinar a visita ao templo com outros passeios, como a Estrada Velha de Santos e o Parque Estoril, em São Bernardo do Campo (SP), ou com a Vila de Paranapiacaba, em Santo André (SP).

São todos passeios que podem ser feitos com a família e ótimos para aproveitar um dia completo para explorar a região.

Deixe um comentário