CacondeSão Paulo

Caconde: o que fazer e como chegar à maior produtora de café de São Paulo

Vista do mirante de Caconde

Caconde (SP) é uma cidade que mistura o turismo rural, de aventura e gastronômico em um só lugar. Localizada na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, ela é considerada uma Estância Climática, ou seja, uma cidade reconhecida por atrair turistas por conta de sua temperatura.

Mas Caconde não é só um destino para curtir o clima gostoso das montanhas, a cidade é a maior produtora de café do Estado de São Paulo, tem o rafting como um dos seus principais atrativos e várias atividades em volta da Represa da Graminha.

Confira o que fazer, como chegar e curiosidades que vão fazer você querer conhecer Caconde.

O que fazer em Caconde

Mirante de Caconde

Mirante de Caconde

A 1.195 metros de altura, o Mirante de Caconde proporciona uma vista 360º da região. É possível observar tanto a represa como as montanhas repletas de cafezais.

Mas o mirante também tem o seu lado místico. O lugar está cheio de simbolismos de diversas correntes de pensamentos. A praça foi construída em forma de trevo de 4 folhas e dentro dela podemos encontrar representações da cruz de malta, da flor de lótus, de um trigrama, além de duas pirâmides e uma estrela de seis pontas, todas elas com seus significados.

Ou seja, além de contemplar a natureza, é um local de muita fé, energização e meditação.

Fazendas de café

Café Bazilli

Com relevo e condições climáticas ideais para o cultivo de café, Caconde fez do grão o seu grande negócio. Hoje, a cidade é a maior produtora de café do Estado de São Paulo e tem várias fazendas que produzem cafés especiais.

Entre elas está o Sítio Boa Vista do Engano, onde é produzido o Café Bazilli. Esse café especial, além de ser delicioso, já foi provado pelos Papas Bento XVI e Francisco quando eles estiveram no Brasil em 2007 e 2013, respectivamente. É possível conhecer a fazenda centenária, andar pelos cafezais e beber essa iguaria direto da fonte.

Ela fica próxima do mirante e é necessário marcar horário pelo site para conhecer. Apesar de curto, o caminho de terra que leva até a fazenda é um pouco ruim, com subidas e descidas íngremes e pedrinhas soltas na estrada.

Rafting de Caconde

Rafting de Caconde - Ecopardo

O rafting de Caconde é reconhecido como um dos principais do Estado de São Paulo. O passeio tem cerca de 7 km com muita adrenalina e atividades nas águas do Rio Pardo.

Além da descida tradicional pelas corredeiras, também aprendemos os procedimentos de segurança na água e podemos pular, de forma segura, na corredeira mais forte do percurso segurando uma corda. A diversão é garantida!

A empresa que opera na cidade é a Ecopardo. O valor do rafting é R$ 120 (preço de 2022).

Usina Velha

Usina Velha
Foto: Governo do Estado de São Paulo

A Usina Velha é mais um ponto onde você pode aproveitar as águas do Rio Pardo. Ela fica na antiga casa das máquinas da hidrelétrica da cidade e tem pequenas quedas d’água que formam várias piscinas naturais no meio das rochas.

O acesso é feito por uma área particular e você pode deixar o carro no local. O valor da entrada é R$ 15 (preço de 2022).

Castelo Scravoni

Castelo Scravoni
Foto: Castelo Scravoni

Um castelo medieval no meio da mata. Isso mesmo! O Castelo Scravoni é um projeto do empresário Guto, um apaixonado pela era medieval que resolveu construir o próprio castelo às margens do Rio Pardo.

O castelo ainda não está finalizado, mas é possível marcar uma visita para conhecer esse curioso projeto. O agendamento é feito pelo WhatsApp (19) 99796-6188.

Parque Prainha

Parque Prainha
Foto: Site World Orgs

Parque público onde é possível curtir as águas calmas e limpas da Represa da Graminha. O espaço tem quiosques, churrasqueiras, banheiros, lanchonete, parquinho para crianças, estacionamento e uma área de camping gratuita.

Cachoeira Santa Quitéria

Cachoeira Santa Quitéria - Caconde
Foto: Turismo Caconde

Afastada da cidade, a Cachoeira Santa Quitéria é uma exuberante queda d’água de 45 metros. Ela não é própria para banho por conta do terreno cheio de pedras, mas só de contemplar aquele cenário único da natureza já vale a visita.

Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição

Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição - Caconde

Construída em 1820, a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição impressiona por seu tamanho e arquitetura. Ela passou por várias reformas e ampliações ao longo do tempo até ficar com as características atuais, no estilo romântico.

A Igreja Matriz da cidade fica na Praça Ranieri Mazzilli, nome da principal personalidade de Caconde. Ranieri Mazzilli foi Presidente da República interino em duas ocasiões delicadas, em 1961 e 1964.

Ranieri Mazzilli
Ranieri Mazzilli (Foto: Arquivo Nacional)

Na primeira, ele assumiu o poder por 13 dias, depois da renúncia de Jânio Quadros. Como o vice-presidente João Goulart estava em missão fora do Brasil, Ranieri, que era Presidente da Câmara dos Deputados, assumiu a cadeira de Presidente da República até a volta do vice.

Já na segunda vez, ele ficou novamente 13 dias no poder, mas agora em um momento ainda mais delicado: na transição entre o golpe que derrubou João Goulart e o governo militar.

Gastronomia de Caconde

Conhecida pelo café, Caconde também guarda muitos outros tesouros gastronômicos. Como uma boa cidade de roça, os doces e queijos caseiros podem ser encontrados em todos os cantos da cidade.

Caconde também tem o título de melhor pizza do Brasil, conquistado em 2008 pela Pizza na Roça, e também se arrisca nos vinhos artesanais, explorando o clima serrano da região.

Pizza na Roça

Pizza na Roça - Caconde
Foto: Pizza na Roça

Você sabia que Caconde tem uma pizza eleita a melhor do Brasil? A Pizza na Roça venceu um concurso em 2008 que elegeu a pizza sabor Brócolis Caboclo como a melhor do Brasil.

Com decoração rústica e clima de rancho, a Pizza na Roça tem um ambiente espaçoso e muito bonito. A pizzaria também tem unidades em Poços de Caldas (MG) e São Paulo (SP).

Vinho Colonial Família Fiorini

Vinho Colonial Família Fiorini

O café não é a única bebida que você vai encontrar em Caconde. A família Fiorini aproveitou o clima serrano da região para investir na plantação de uvas.

Os visitantes podem conhecer a vinícola e depois degustar os vinhos coloniais acompanhados de queijos e geleias artesanais.

O Vinho Colonial Família Fiorini fica na mesma região da Pizza na Roça e do Parque Prainha, então vale combinar essa visita com outros passeios.

Restaurante Talismã

Pousada e Restaurante Talismã
Foto: Pousada e Restaurante Talismã

Banhada pela Represa da Graminha, o Restaurante Talismã tem especialidade em peixes. O ambiente é bem simples, mas uma ótima opção para comer um bom peixe ao ar livre, em quiosques com vista para a represa.

Como chegar em Caconde

Caconde (SP) fica na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, próximo de Poços de Caldas (MG). A cidade está a 290 km de São Paulo (SP) e a 450 km de Belo Horizonte (MG).

Partindo de São Paulo, o melhor caminho é pelas rodovias Bandeirantes, Anhanguera e Dr. Adhemar de Barros, passando por Campinas (SP) e Mogi Mirim (SP).

Ao chegar em Aguaí (SP), siga em direção a São João da Boa Vista (SP) e Divinolândia (SP), até chegar em Caconde. A estrada está em boas condições.

Deixe um comentário