GuararemaRoteirosSão Paulo

Bate e volta em Guararema (SP): veja o que fazer na cidade

O que fazer em Guararema

Guararema (SP) é uma pequena cidade próxima de São Paulo (SP) que se tornou uma boa opção de viagem bate e volta. Nos últimos anos, a cidade recebeu um grande investimento em turismo e está com uma ótima estrutura para atender os visitantes.

Cortada pelo Rio Paraíba do Sul, Guararema tem como principais atrações os parques públicos, o mirante com vista para as montanhas e o passeio de trem até a charmosa Vila Luís Carlos.

Confira o roteiro de um dia que fizemos nesta cidade a 80 km e a 1h de São Paulo.

Roteiro de 1 dia em Guararema

Passarela Cassimiro Lemes da Silva

Passarela Cassimiro Lemes da Silva

Logo na entrada da cidade, a Passarela Cassimiro Lemes da Silva é o primeiro ponto de parada da viagem. Ela passa sobre o Rio Paraíba do Sul e é um cenário bem fotogênico para começar o passeio apreciando a vista para o rio e garantindo uma bela foto.

Recanto do Américo (Pau D’Alho)

Recanto do Américo (Pau D’Alho)

Pequeno parque arborizado com decks e passarelas que passam sobre o Rio Paraíba do Sul. É um espaço para desfrutar da tranquilidade e do cenário formado pela natureza. Na entrada do parque há banheiros e um bebedouro público.

Endereço: Rua Coronel Ramalho, s/n – Centro, Guararema (SP)
Ponte de acesso às ilhas: todos os dias, das 9h às 17h30

Dica: tem um estacionamento público praticamente em frente ao parque. Você pode deixar o carro lá durante toda a viagem por Guararema, já que a grande maioria das atrações fica no centrinho da cidade.

Parque Ilha Grande

Parque Ilha Grande

Mais um parque público arborizado no centro da cidade, esse espaço fica em uma ilha no meio do Rio Paraíba do Sul e conta até com parquinho para as crianças. O parque tem uma pista de aproximadamente 400m que leva até um deck para contemplação do Rio Paraíba do Sul.

Endereço: Praça Lydia Custódio Dominguez – Centro, Guararema (SP)
Funcionamento: todos os dias, das 7h às 19h

Paróquia São Benedito

Paróquia São Benedito

Igreja que fica na região central da cidade, bem próxima do Parque Ilha Grande. Construída em 1875 pela escrava Maria Florência, a igreja está em uma pequena praça, onde o destaque é o tradicional carrinho de pipoca vermelho que não deixa você esquecer que está em uma cidade do interior.

Endereço: Praça 9 de Julho, 39 – Centro, Guararema (SP)

Pátio Zé da Bala + Centro Artesanal Dona Nenê

Pátio Zé da Bala

É um espaço público localizado ao lado da Paróquia São Benedito. Ele tem painéis que contam a história da cidade e uma passarela que leva até o Centro Artesanal Dona Nenê, um espaço de exposição e venda de artesanato de artesões da cidade.

Estação Ferroviária de Guararema

Estação Ferroviária de Guararema

Construída em 1876, a estação é ponto de partida do famoso Trem de Guararema. A construção de estilo inglês está muito bem preservada e é bem fotogênica. Ela conta também com um pequeno museu com objetos antigos da estação. Aproveite a visita para comprar os bilhetes do Trem de Guararema, passeio imperdível da cidade (leia mais abaixo).

Endereço: Rua Dr. Falcão, 4 – Centro, Guararema (SP)

Pontilhão de Guararema

Pontilhão de Guararema

A poucos metros da estação fica o Pontilhão de Guararema. De origem belga e construída pelos ingleses em 1910, o pontilhão de aço passa sobre o Rio Paraíba do Sul e compõe a bela paisagem com a linha de trem e os morros verdes ao fundo. Para chegar no pontilhão, basta seguir a linha de trem a partir da Estação de Guararema. E pode ficar tranquilo que o trem não passa mais por esse local.

Passeio de Trem + Vila Luís Carlos

Trem de Guararema

Principal atração da cidade, o Trem de Guararema tem a maior locomotiva movida a vapor do país. O passeio tem aproximadamente 7 km e promove uma verdadeira volta ao passado.

O destino final é a Vila Luís Carlos, um vilarejo que mais parece um cenário de novela. São várias casinhas coloridas construídas por volta de 1920 onde funcionam lojas, bares, restaurantes, empórios e cafés para atender os turistas que dão vida aquele cenário único.

Vila Luís Carlos

O passeio leva no total 2h (1h na vila e 1h no trem) e custa R$ 75 (preço de 2022). Mas, se preferir, também é possível visitar a vila de carro e aproveitar o local fora dos horários onde estão os turistas que chegam de trem.

Trem de Guararema: passeios aos finais de semana, feriados e pontes de feriados, com partidas às 10h e às 14h30.

Vila Luís Carlos: a maioria dos comércios abre aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino

Mirante de Guararema

Para finalizar o passeio, que tal apreciar o pôr do sol com uma bela vista da cidade? O Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino fica próximo ao centro de Guararema e proporciona uma vista panorâmica da cidade e da Mata Atlântica.

A praça do mirante conta com decks para contemplação, nove fontes de água e o letreiro da cidade. O espaço ainda tem estacionamento gratuito, lanchonete e restaurante.

Endereço: Rua Inocêncio de Melo Franco, 335 – Centro, Guararema (SP)
Funcionamento: terça-feira a domingo e feriados, das 7h às 23h

Parque Municipal Pedra Montada

Parque Municipal Pedra Montada
Foto: Prefeitura de Guararema

Se der tempo, você ainda pode encaixar no seu roteiro uma visita ao Parque Municipal Pedra Montada, um lugar com a curiosa formação rochosa em que duas pedras arredondadas estão sobrepostas. A entrada é gratuita e o parque tem uma pequena trilha para acessar o monumento.

Endereço: Estrada Municipal de Guararema, km 8 – Lagoa Nova, Guararema (SP)
Funcionamento: todos os dias, das 8h às 20h

Igreja Nossa Senhora da Escada

Igreja Nossa Senhora da Escada
Foto: Prefeitura de Guararema

Outro ponto que vale encaixar no roteiro se sobrar um tempinho é a Igreja Nossa Senhora da Escada. Construída em 1652 pelos jesuítas, é a primeira capela da cidade. Tem arquitetura barroca, com as paredes de taipa de pilão, e foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1941. É também a única igreja do Brasil com a imagem de São Longuinho no altar.

Endereço: Praça Salvador Lemes Cardoso, s/n – Freguesia da Escada, Guararema (SP)

Onde comer em Guararema

Roça & Poesia

Restaurante Roça & Poesia

A Roça & Poesia é um pequeno restaurante localizado na mesma rua das principais atrações da cidade. É um lugar perfeito para fazer uma pausa e aproveitar os pratos caseiros, inclusive com opções veganas, e com preço acessível. O restaurante também serve lanches e café.

Endereço: Rua Cel. Ramalho, 54 – Centro, Guararema (SP)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e finais de semana, das 9h30 às 18h30

Hangar 13

Restaurante Hangar 13
Foto: Hangar 13 Restaurante

Um dos restaurantes mais famosos da cidade, o Hangar 13 fica ao lado do Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino e conta com uma vista espetacular da cidade. O restaurante tem como temática a aviação e serve diversos tipos de pratos, porções, fondues, drinks e sobremesas. É uma boa opção para jantar após apreciar o pôr do sol no mirante. O espaço também é pet friendly.

Endereço: Rua Inocêncio de Melo Franco, 231 – Centro, Guararema (SP)
Funcionamento: segunda-feira a sábado, das 11h às 23h, e domingo, das 11h às 20h

Empório Trem Mineiro

Não é um restaurante, mas sim uma loja onde você pode comprar e provar diversos produtos caseiros. O empório tem desde cachaças, licores e vinhos, até doces e queijos.

Endereço: Rua 19 de Setembro, 214 – Centro, Guararema (SP)
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h30 às 18h30

Como chegar em Guararema

Guararema (SP) fica na Região Metropolitana de São Paulo, em uma região de fácil acesso aos turistas. Ela está a 80 km e a 1h de viagem de São Paulo (SP).

O melhor trajeto é passando pelas rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto, até o km 68, e depois acessando a Rodovia Nicola Capucci, seguindo as placas indicativas para Guararema. O trajeto é bem sinalizado e com estradas em ótimas condições.

Natal em Guararema

Guararema Cidade Natal
Foto: Prefeitura de Guararema

Uma das melhores épocas para visitar Guararema é dezembro. Nesta época, a cidade fica toda enfeitada com ornamentos natalinos.

A decoração é produzida com garrafas pets arrecadadas durante todo o ano pelas escolas da cidade, contribuindo para o meio ambiente.

Além da decoração de Natal, Guararema tem uma programação especial em dezembro, com diversos eventos culturais gratuitos.

É mais um atrativo para visitar essa charmosa cidade em um bate e volta com a família.

One thought on “Bate e volta em Guararema (SP): veja o que fazer na cidade

Deixe um comentário