AparecidaCampos do JordãoGuararemaItuSaltoSão PauloSão Paulo

7 passeios de trem para fazer em São Paulo

Passeios de trem em São Paulo

Passear de trem é como embarcar para uma viagem ao passado e vivenciar a história. Em São Paulo, os trens foram essenciais para escoar a produção de café e tiveram papel fundamental no crescimento do estado.

Parte dessas ferrovias históricas continua operando até hoje, mas agora transportando turistas que buscam vivenciar a experiência de andar em vagões centenários puxados por locomotivas antigas.

Confira abaixo sete opções de passeios de trem para fazer em São Paulo, todos a menos de 2h30 da capital.

Trem Republicano

Trem Republicano de Itu

Com 7 km de extensão, o Trem Republicano faz a ligação entre as cidades de Itu e Salto. A viagem é uma aula sobre os trilhos, onde aprendemos sobre a história da região e sobre o funcionamento do trem.

O passeio é acompanhado por monitores, conta com serviço de bordo, atrações artísticas e ainda tem um vagão pet friendly.

O nome Trem Republicano é uma homenagem à Convenção Republicana de Itu, que aconteceu um dia depois da inauguração da estação ferroviária e teve papel importante na Proclamação da República.

O Trem Republicano funciona de sexta-feira a domingo e oferece diferentes tipos de passeios. Você pode conferir todos os pacotes clicando aqui.

Já se quiser saber mais sobre o que fazer na região, confira aqui nosso texto com um roteiro de 2 dias em Itu e Salto.

Maria Fumaça de Campinas

Maria Fumaça de Campinas

A Maria Fumaça de Campinas tem 12 km de percurso e vai até Jaguariúna. O passeio completo (ida e volta) partindo de Campinas leva cerca de 4 horas e passa por belas paisagens, antigas estações e fazendas históricas.

Em Jaguariúna, temos 1 hora para conhecer os arredores da belíssima estação da cidade, que conta com restaurantes, feirinha de artesanato e um pequeno museu ferroviário.

O passeio tem guia, atrações musicais e alguns pacotes têm kit lanche e café da manhã. São várias opções disponíveis, com diferentes lugares de partida e chegada.

Confira todos os detalhes no site da Maria Fumaça de Campinas.

Trem de Guararema

Trem de Guararema

O Trem de Guararema tem a maior locomotiva movida a vapor do país. O passeio tem aproximadamente 7 km e promove uma volta ao passado.

O destino final é a Vila Luís Carlos, um vilarejo que mais parece um cenário de novela. São várias casinhas coloridas construídas por volta de 1920, onde funcionam lojas, bares, restaurantes, empórios e cafés.

O passeio leva 2 horas (1 hora no trem e 1 hora na vila) e funciona aos finais de semana e feriados. Confira aqui todas as informações sobre o Trem de Guararema.

Conheça também o que fazer em Guararema neste texto com um roteiro de bate e volta para a cidade.

Expresso Turístico da CPTM

Expresso Turístico de Paranapiacaba

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promove passeios turísticos de trem que partem da Estação Luz, no Centro de São Paulo, com destino a Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba.

Os três roteiros partem pela manhã e voltam no fim de tarde, deixando os turistas explorar livremente os destinos. Todos os passeios funcionam aos finais de semana e passam por antigas linhas que transportavam café.

Confira mais detalhes no site do Expresso Turístico da CPTM.

Maria Fumaça de São Paulo

Maria Fumaça do Museu da Imigração

A Maria Fumaça de São Paulo fica dentro do Museu da Imigração e anda por um pequeno trajeto na região do Brás, em São Paulo.

O passeio leva cerca de 25 minutos e é interessante para aprender sobre a história da imigração em São Paulo e sobre o funcionamento de uma Maria Fumaça. É um passeio cultural que complementa a visita ao Museu da Imigração.

Confira aqui mais detalhes sobre o passeio.

Maria Fumaça de Campos do Jordão

Maria Fumaça de Campos do Jordão
Foto: Divulgação/STM

A Maria Fumaça de Campos do Jordão sai da Vila Capivari e percorre um trecho de 4 km entre as estações Emílio Ribas e Abernéssia, sem fazer paradas.

O percurso leva cerca de 30 minutos e é feito por uma locomotiva a vapor de 1947, puxando um vagão de passageiros de 1912, com capacidade para 64 pessoas.

O trem funciona de sexta-feira a domingo, com saídas em quatro horários diferentes. Confira aqui mais atrações para curtir Campos do Jordão de forma econômica.

Trem do Devoto

Trem do Devoto de Aparecida

O Trem do Devoto não é bem um passeio de trem, já que é uma réplica de Maria Fumaça, mas vale colocar na lista.

Ele faz a ligação entre a Cidade do Romeiro, um complexo comercial próximo ao Santuário de Aparecida, e o Porto Itaguaçu, local onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada.

O trajeto tem 1,4 km, leva 15 minutos e passa por 20 obras do Caminho do Rosário. O trem funciona quase todos os dias da semana e conta com acessibilidade.

Confira aqui mais detalhes sobre o Trem do Devoto e conheça as principais atrações de Aparecida no texto que fizemos sobre a cidade.

Deixe um comentário