DicasTrilhas

Vai fazer trilha? Saiba tudo o que você precisa levar

O que levar para uma trilha

Começar no mundo das trilhas é um caminho sem volta. Essa atividade nos oferece experimentar aventuras únicas e momentos prazerosos de conexão com a natureza. Mas para fazer uma trilha segura, é fundamental estar bem preparado.

Você sabe o que levar para uma trilha? São muitos itens que podem te ajudar em diversas situações. Por isso, preparamos uma lista com equipamentos que vão facilitar a sua vida.

> Confira as trilhas que fizemos aqui no blog clicando no link.

O que levar para uma trilha

Roupas e calçados confortáveis

Roupas de trilha

Suas roupas devem ser adaptadas ao clima e ao terreno que você enfrentará. A sugestão é sempre levar roupas leves e respiráveis, como shorts, camisetas, calças para trilhas, calça legging, top ou camiseta com repelente e proteção UV50+. Caso a trilha seja no frio, é importante levar roupas térmicas para manter a temperatura do corpo e blusas adequadas.

Em relação ao calçado, escolha uma bota de trilha confortável com suporte para os tornozelos para evitar lesões. As botas de trilha são excelentes para você andar em diferentes terrenos. Algumas opção são impermeáveis, assim você pode pisar na água sem molhar a meia. Caso você faça trilha em um terreno estável, como o asfalto, você pode usar um tênis de caminhada.

Se for andar na água ou entrar em uma cachoeira com muitas pedras, use uma sapatilha aquática para evitar escoriações no pé.

Mochila

A escolha de uma mochila adequada é importante para o seu conforto. Ela deve coincidir com a duração e o tipo de trilha. Para trilhas de um dia, uma mochila com capacidade de 20-30 litros é suficiente para levar itens básicos, como água, comida, protetor solar, repelente e câmera ou celular.

Já trilhas mais longas requerem uma mochila maior para acomodar mais comida e água, além de equipamentos adicionais para camping.

Equipamentos para trilha

Equipamentos para trilha

Alguns equipamentos podem ajudar bastante na sua trilha. Os bastões de trilha, por exemplo, são ótimos para enfrentar longas distâncias ou terrenos íngremes. Luvas de ciclismo também são ótimas para serem usadas em pequenas escalaminhadas. Já o canivete é aquele equipamento 1001 funções que pode ajudar em várias circunstâncias.

Proteção solar e repelente

Chapéu de trilha

Proteja sua pele dos raios UV com protetor solar acima de fator 30, leve óculos de sol e use chapéu de trilha ou boné. Para evitar picadas de insetos, utilize repelente em creme ou spray.

Roupas de banho para entrar na água

O que levar para uma trilha - Roupa de banho

Se você vai fazer uma trilha com cachoeira ou na praia, lembre-se de levar a sua sunga, biquíni ou maiô, e uma roupa extra para se trocar depois. Também é importante levar uma toalha de microfibra fina. Além secar rápido, ela não ocupa muito espaço na mochila.

Kit de primeiros socorros

Imprevistos podem acontecer durante uma trilha, por isso é importante manter um mini kit de primeiros socorros básico à mão, contendo itens como bandagens, esparadrapo, band-aid, álcool em gel, desinfetante e analgésicos.

Dica extra

Cada trilha é única, então sempre pesquise o local, tipo de terreno, temperatura e baixe o caminho no Google Maps ou utilize um aplicativo de trilha, como o Wikiloc, para ver o roteiro. Assim, você estará mais preparado e levará apenas o necessário, evitando peso extra.

Lembre-se de deixar a natureza do jeito que você encontrou. Traga de volta todo o lixo que você produzir, contribuindo para a preservação do meio ambiente e mantendo a trilha limpa para os próximos trilheiros que se aventurarem no caminho.

Deixe um comentário