Dicas

11 livros de viagem para inspirar seu próximo roteiro

Livros de viagem

Um bom livro é capaz de nos transportar para dentro da história apenas com a nossa imaginação. E com os livros de viagem não é diferente. Eles têm o poder de nos levar a novos destinos, com histórias e reflexões que só afloram nossa vontade de pegar a estrada e explorar o mundo.

Por isso, listamos 11 livros de viagem com histórias que vão inspirar você a conhecer novos lugares. São crônicas, relatos e contos que vão transportar você aos mais diversos destinos.

A Sombra da Rota da Seda – Colin Thubron

Livro A Sombra da Rota da Seda – Colin Thubron

Livro conta a aventura do famoso escritor de viagens Colin Thubron percorrendo a Rota da Seda, maior eixo comercial do Mundo Antigo. Ele cruza mais de 11.000 km, do coração da China até a Turquia, contando as histórias de cada região que atravessa. O livro traz um trabalho investigativo sobre um mundo em constante mudança, mostrando o passado e o presente dos lugares, com um olhar observador, compartilhando o fascínio de revisitar a história. Foi esse livro que me apresentou a história e as belezas do Uzbequistão e que me fez querer visitar o país.

Clique aqui para comprar.

Mar Sem Fim – Amyr Klink

Livro Mar Sem Fim – Amyr Klink

Livro que conta a primeira viagem de volta ao mundo do velejador brasileiro Amyr Klink. Em 1998, ele iniciou sua aventura de 141 dias nas gélidas e temidas águas da Convergência Antártica, uma das rotas mais perigosas do planeta. Amyr foi o primeiro a fazer o percurso, navegando sozinho em um veleiro. O livro é um diário de bordo que conta os desafios e angústias da perigosa viagem, enfrentando um mar extremamente violento, com períodos sem visibilidade, muito gelo, vento forte, e com uma rotina que não permitia mais do que cinco horas de sono não contínuo por dia.

Clique aqui para comprar.

Cem Dias Entre Céu e Mar – Amyr Klink

Livro Cem Dias Entre o Céu e o Mar – Amyr Klink

Mais um clássico do velejador brasileiro Amyr Klink. Cem Dias Entre Céu e Mar é o relato de uma travessia a bordo de um minúsculo barco a remo, da Namíbia, no Sul da África, até a Bahia. Neste livro, Amyr Klink compartilha suas alegrias e temores, ao mesmo tempo em que narra os preparativos, as lutas, os obstáculos e os presságios que cercaram essa extraordinária viagem de 6.500 km pelo Atlântico.

Clique aqui para comprar.

A Caminho do Atacama: Uma Viagem de Moto até o Deserto Mais Árido do Mundo – Rômulo Provetti

Livro A Caminho do Atacama – Rômulo Provetti

O livro é a narrativa da viagem que o motociclista Rômulo Provetti fez de Belo Horizonte até o deserto do Atacama, no Chile. Foram 24 dias na estrada para percorrer pouco mais de 10.500 km, atravessando o Norte da Argentina, subindo a Cordilheira dos Andes e conhecendo algumas das paisagens mais bonitas do mundo. A Caminho do Atacama tem uma escrita leve, direta e simples, que faz você viajar na garupa de Rômulo. O livro contém ainda roteiro, dicas e um método para planejar uma viagem de moto.

Clique aqui para comprar.

Pelas Trilhas de Compostela: O Relato de uma Viagem Laica – Jean-Christophe Ruffin

Livro Pelas Trilhas de Compostela - Christophe Ruffin

Escritor, acadêmico e diplomata francês, Jean-Christophe Rufin relata sua jornada de 800 km pelo Caminho do Norte de Santiago de Compostela, um dos destinos de peregrinação mais icônicos do mundo. Com um olhar laico, diferente dos peregrinos que encontra pelo caminho, o autor apresenta histórias engraçadas, personagens inusitados e um exercício de autocrítica e reflexão. É considerado um dos grandes relatos de viagem dos nossos tempos.

Clique aqui para comprar.

Laowai: Histórias de uma Repórter Brasileira na China – Sônia Bridi

Laowai: Histórias de uma Repórter Brasileira na China – Sônia Bridi

Correspondentes da TV Globo, a repórter Sônia Bridi e seu marido, o cinegrafista Paulo Zero, acompanhados do filho de três anos, Pedro, embarcam para uma aventura de dois anos China. A missão era cobrir o país asiático entre os anos de 2005 e 2006. No livro, Sônia Bridi escreve um misto de diário de viagem e grande reportagem, retratando todos os detalhes da cultura, política, economia e costumes do povo chinês, além das transformações do país antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Clique aqui para comprar.

Viagem a Portugal – José Saramago

Escritor vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, o português José Saramago descreve com detalhes os locais que visitou na sua viagem pelos quatro cantos de Portugal, entre 1979 e 1980. É uma jornada literária, com crônicas, narrativas e recordações que transportam o leitor para cada povoado descrito com maestria por um dos mais importantes escritores da língua portuguesa.

Clique aqui para comprar.

Doze Contos Peregrinos – Gabriel García Márquez

Doze Contos Peregrinos – Gabriel García Márquez

Mais um Prêmio Nobel de Literatura da nossa lista, o colombiano Gabriel García Márquez traz neste livro uma coletânea de 12 histórias de latino-americanos que vivem na Europa e não deixam de sonhar com sua terra natal.  Mestre do realismo mágico, García Márquez retrata a solidão através de histórias brilhantes de amor, poder e morte, em um livro que passou 18 anos escrevendo.

Clique aqui para comprar.

O Mar é Minha Terra – Beto Pandiani

Livro - O Mar é Minha Terra – Beto Pandiani

Da mesma escola que Amyr Klink, Beto Pandiani é outro velejador brasileiro com feitos extraordinários. Neste livro de viagem, que tem como fio condutor sua travessia pelo Pacífico, Beto relembra passagens de suas cinco jornadas anteriores e de sua trajetória pessoal, sempre com ótimas reflexões. É um livro de memórias com uma narração hábil, que faz você navegar junto com Beto pelas ondas que mesclam momentos de calmaria e situações de risco extremo.

Clique aqui para comprar.

11 Cidades: Para Cada Viagem, um só Destino: o Futebol – Axel Torres

11 Cidades: Para Cada Viagem, um só Destino: o Futebol – Axel Torres

Para quem gosta de futebol, é um livro para ter na estante. Na obra, o jornalista espanhol Axel Torres faz um relato de suas viagens e vida como jornalista, sempre com o futebol como plano de fundo. Ele visita onze destinos em três diferentes continentes e apresenta o futebol como fenômeno cultural, manifestação popular e paixão coletiva.

Clique aqui para comprar.

As Viagens – Marco Polo

Livro As Viagens – Marco Polo

Para finalizar nossa lista, vamos com um clássico da literatura de viagem. Escrito no século XIII, As Viagens é um dos relatos mais fascinantes da história. Com apenas tinha 17 anos, o veneziano Marco Polo chega às terras do imperador mongol Kublai Khan, neto de Gêngis Khan. Inteligente, ele logo se tornou emissário do rei e partiu em diversas direções conhecendo novos povos e costumes. Em seus relatos, ele apresentou histórias, culturas e dados geográficos até então desconhecidos no ocidente. Até por isso, por muitos anos sua obra foi tratada como fantasiosa na Europa.

Clique aqui para comprar.

Deixe um comentário