GuarujáSão Paulo

Conheça as praias escondidas do Guarujá (SP)

Muito além da Enseada, Astúrias e Pitangueiras, o Guarujá (SP) conta com 27 praias ao longo de sua costa. Algumas delas são privadas, outras estão em área militar, mas muitas outras têm livre acesso para os turistas e são pouco conhecidas.

Veja abaixo quais são as praias escondidas do Guarujá e as belezas naturais que fazem valer a visita em cada uma delas. Já foi em alguma? Compartilha com a gente o que achou no final deste post.

Praia do Góes

Praia do Góes
Praia do Góes (Foto: Prefeitura do Guarujá)

Localizada na entrada do canal que dá acesso ao porto de Santos, a Praia do Góes tem águas tranquilas e visão para a cidade de Santos. A praia está em uma pequena colônia de pescadores e tem estrutura de bares e pousadas no local.

É possível chegar até ela por uma pequena trilha saindo da Estrada Santa Cruz dos Navegantes ou de barco, saindo de Santos.

Praia do Cheira Limão

Praia do Cheira Limão
Praia do Cheira Limão (Foto: Naturam)

Menor praia do Guarujá, com apenas 20 metros, a charmosa Cheira Limão fica ao lado da Praia do Góes. Também com águas calmas e vista para Santos, é possível chegar por uma trilha partindo da praia vizinha ou de barco saindo de Santos. O nome Cheira Limão vem do Morro dos Limões, onde a praia está localizada.

Praia do Sangava

Praia do Sangava
Praia do Sangava

Com cara de praia paradisíaca, o Sangava fica no mesmo circuito das praias do Góes e do Cheira Limão. Ela está rodeada pela mata atlântica e possui areia grossa, mar de águas claras e pedras enormes na faixa de areia. O blog Pegamos Uma Estrada visitou a Praia do Sangava em 2020 e você pode conferir todos os detalhes aqui.

Praia Saco do Major

Praia Saco do Major
Praia Saco do Major (Foto: Naturam)

Com acesso feito por trilha ou barco, o Saco do Major é outra praia com cenário paradisíaco rodeado pela Mata Atlântica. Areia clara, água cristalina e mar tranquilo são as principais características do local. O nome Saco do Major vem da topografia da região, que fica em uma entrada de mar entre duas montanhas, chamada de saco, e porque ali também viveu um Major.

Praia do Éden

Praia do Éden - Guarujá
Praia do Éden (Foto: Naturam)

Talvez a mais conhecida das praias escondidas. A Praia do Éden fica dentro da área do condomínio Sorocotuba e, por isso, consideramos escondida. Para acessá-la, você tem que passar pelo portal do condomínio. Apesar de parecer restrito, é permitido passar por ali para visitar a Praia do Éden. O caminho é simples! Basta seguir as placas e descer uma escadaria que leva até a faixa areia.

O nome Éden não é por acaso. Os 50 metros de extensão, as águas verdes e a vegetação em volta tornam o lugar um paraíso. O único problema fica por conta das ondas fortes que quebram perto da faixa de areia. É uma praia de tombo e não muito indicada para crianças.

A Praia do Éden conta com quiosques que vendem bebidas, porções e alugam guarda-sol e cadeira.

Praia de São Pedro

Praia de São Pedro - Guarujá
Praia de São Pedro (Foto: Naturam)

A Praia de São Pedro tem acesso por meio de um condomínio fechado com vagas limitadas para banhistas. São 108 vagas para veículos no Condomínio Iporanga, que também dá acesso para as praias de Iporanga, das Conchas e Pinheiros (leia mais sobre elas abaixo).

Com 1.400 metros de extensão, a Praia de São Pedro tem mar agitado e ondas fortes. Ela é muito procurada por surfistas, que costuram ocupar boa parte das vagas bem cedo. É recomendável chegar antes das 7h30 para conseguir entrar nos condomínios.

A Praia de São Pedro não tem quiosques. Portanto, lembre-se de levar suas comidas, bebidas, cadeiras e guarda-sol.

Praia das Conchas

Praia das Conchas - Guarujá
Praia das Conchas (Foto: Naturam)

A Praia das Conchas fica entre a Praia de São Pedro e a Praia de Iporanga. Com 150 metros, ela está entre duas montanhas que protege a praia das ondas e transforma suas águas em uma pequena piscina natural. Seu nome vem das várias conchas encontradas na faixa de areia.

Praia de Iporanga

Praia de Iporanga - Guarujá
Praia de Iporanga

Já imaginou uma praia com cachoeira? Essa é a Praia de Iporanga! Com águas calmas e clima aconchegante, ela é ótima para relaxar.

Seu grande diferencial é a cachoeira que deságua na praia. Para aproveitar o local com segurança, foi construída uma passarela que leva até a queda d’água. Já a piscina natural que se forma embaixo da cachoeira foi cercada por conta das pedras escorregadias.

A Praia de Iporanga não tem quiosques e você deve levar tudo o que for consumir, assim como o guarda-sol e cadeiras.

O acesso é feito pelo Condomínio Iporanga, que libera vagas para 108 veículos por vez.

Praia dos Pinheiros (Taguaíba)

Praia dos Pinheiros - Guarujá
Praia dos Pinheiros (Foto: Naturam)

A Praia dos Pinheiros, também conhecida como Taguaíba, é uma praia de mar agitado, ondas fortes e areia dura, procurada principalmente por surfistas.

Com 700 metros de extensão, ela é conhecida por sua tranquilidade. Ao contrário das outras praias em condomínio fechado, a Praia dos Pinheiros tem banheiro e um chuveiro para os banhistas.

Praia Branca

Praia Branca - Guarujá
Praia Branca

A Praia Branca é a última praia do Guarujá. A trilha que leva até ela fica bem ao lado da balsa Bertioga-Guarujá e tem 2 km de extensão. O trajeto é feito por um caminho que alterna pedras e terra batida e leva cerca de 30 minutos.

O nome Praia Branca vem de sua areia clara e fofa. Ela tem 1.350 metros e é dividida entre a metade esquerda, com ondas mais fortes, e a metade direita, que é mais tranquila.

Por ter fácil acesso e muitas áreas de camping no caminho, a Praia Branca é bastante movimentada, principalmente por surfistas e jovens. Há bares, restaurantes e uma estrutura razoável para os banhistas.

Praia Preta

Praia Preta - Guarujá
Praia Preta

Com 200 metros de extensão, a Praia Preta fica ao lado da Praia Branca e seu nome vem das pedras escuras que contrastam com o branco da areia. A rocha que chama mais atenção fica no mar e marca o meio da praia.

O acesso à Praia Preta é feito por uma trilha partindo da Praia Branca. Apesar de ser curto, o trajeto é bem enlameado. Quando fizemos essa trilha, não tivemos problemas na ida, mas na volta o terreno estava bastante prejudicado por conta do número de pessoas que passaram por ali. Neste post você encontra mais detalhes da nossa trilha que foi até a Cachoeira do Camburizinho, passando pela Praia Preta.

Praia do Camburi (Camburizinho)

Praia do Camburizinho - Guarujá
Piscina natural formada na Praia do Camburizinho (Foto: Trilhas e Trips)

Conhecida também como Camburizinho, a Praia do Camburi é a mais isolada das praias secretas do Guarujá. Para chegar até ela, é necessário fazer uma trilha partindo da Praia Preta ou da Cachoeira do Camburizinho. Nós fizemos a trilha até a cachoeira (veja mais detalhes aqui) e achamos a descida para a praia perigosa. Por isso, aconselhamos fazer o trajeto pela Praia Preta.

A Praia do Camburizinho tem ondas fortes e uma água mais escura. Porém, o que chama mais atenção é a piscina natural formada com a água que desce do rio e desemboca na praia. É um lugar cercado pela Mata Atlântica e bastante isolado.

2 comentários sobre “Conheça as praias escondidas do Guarujá (SP)

Deixe um comentário