Campos do JordãoSão PauloTrilhas

Campos do Jordão (SP): conheça as trilhas do Horto Florestal

Trilha da Cachoeira - Horto Florestal

O Parque Estadual Campos do Jordão, também conhecido como Horto Florestal, não é o lugar mais procurado pelos turistas em Campos do Jordão (SP), mas pode ter certeza que vale conhecer suas atrações, principalmente suas trilhas.

Ao todo, são quatro trilhas que somam 12 km de caminhada. Todas são autoguiadas e de nível fácil ou médio. Mas além das trilhas, o Parque Estadual Campos do Jordão tem atividades para todas as idades. Os visitantes podem fazer arborismo, passeio de bike, tirolesa, andar de trenzinho e pedalinho, brincar no playground, fazer piquenique, aproveitar as opções gastronômicas do parque e muito mais.

Capivaras - Horto Florestal

O Horto Florestal fica a 13 km e a 25 minutos da Vila Capivari e é uma ótima opção de passeio econômico. O ingresso custa R$ 18 (atualizado em 2022) e o parque funciona das 9h às 18h.

> Para mais dicas de passeios econômicos em Campos do Jordão, acesse esse post do blog

Trilha da Cachoeira

Cachoeira da Galharda - Horto Florestal
Cachoeira da Galharada

Um caminho agradável, quase sempre coberto pelas árvores, que leva até a Cachoeira Galharada. Apesar de um pouco longo, o trajeto é plano e muito bem demarcado. Perto do final, você já encontra a Cachoeira Galharada ao lado de uma ponte. É um ótimo ponto para tirar fotos e beber a água geladinha do rio. Poucos metros depois, você chega à outra bela queda d’água, onde é possível sentar na pedra e curtir a natureza. A trilha também pode ser feita de bicicleta.

Extensão: 4,6 km (ida e volta)
Dificuldade: Fácil
Duração: 1h30

Trilha das Duas Pontes

Trilha das Duas Pontes - Horto Florestal

A trilha margeia o Rio Sapucaí e passa por duas longas pontes de madeira. É uma trilha curta, fácil e bem sinalizada. Ideal para levar crianças e colocá-las em contato com a natureza em uma trilha leve e divertida.

Extensão: 1 km
Dificuldade: Fácil
Duração: 30 minutos

Trilha do Rio Sapucaí

Trilha do Rio Sapucaí - Horto Florestal

Um trajeto que começa em mata fechada e depois encontra um campo aberto com araucárias centenárias. Você também pode ver ao fundo as corredeiras do Rio Sapucaí. É uma trilha um pouco desgastante pelo desnível do terreno e por ser grande parte em céu aberto. Em dias de sol forte, como foi o nosso caso, a caminhada pode ser um pouco complicada.

Extensão: 2,6 km
Dificuldade: Média
Duração: 1h

Trilha dos Campos

Trilha dos Campos - Horto Florestal
Foto: Parque Estadual Campos do Jordão

A trilha atravessa áreas de mata nativa preservada, onde é possível avistar um campo repleto de araucárias. A Trilha dos Campos também é uma ligação entre a Trilha das Duas Pontes e a Trilha da Cachoeira.

Extensão: 3 km
Dificuldade: Média
Duração: 2h

One thought on “Campos do Jordão (SP): conheça as trilhas do Horto Florestal

Deixe um comentário