CotiaSão Paulo

Templo Zu Lai: como visitar o maior templo budista da América do Sul

Templo Zu Lai

O Templo Zu Lai é uma ótima opção de passeio gratuito para quem busca um lugar de paz, harmonia e muita natureza. Localizado em Cotia (SP), a 40 minutos de São Paulo (SP), ele é o maior templo budista da América do Sul e o primeiro templo da ordem budista Fo Guang Shan da América Latina.

É um lugar incrível, cercado por belos jardins, onde podemos aprender mais sobre a cultura budista, ao mesmo tempo que contemplamos a arquitetura e a perfeição de cada detalhe do templo.

Ele foi fundado em 1992 e sua edificação atual, com 10.000 m², foi concluída em 2003. O projeto foi inspirado no estilo arquitetônico oriental dos palácios da dinastia chinesa Tang, considerada a época de ouro da China, com elementos da arquitetura ocidental contemporânea. Os trabalhos foram desenvolvidos por arquitetos chineses, taiwaneses, japoneses e brasileiros.

Como é a visita ao Templo Zu Lai

Entrada do Templo Zu Lai

Com uma área total de 150.000 m², o Templo Zu Lai pode ser dividido entre o espaço do templo e os jardins externos.

A área do templo tem um grande pátio retangular, cercado pelas estruturas de estilo oriental que faz brilhar os olhos dos visitantes pela perfeição de cada detalhe.

Sala do Grande Herói

Para chegar no pátio, é preciso subir a escadaria que leva ao portal de entrada da área do templo. O lugar dá acesso ao espaço de cerimônias, chamado de Sala do Grande Herói, a outras salas de meditação e ao Museu de Arte Budista (aberto aos domingos). O local também tem uma loja de lembrancinhas e artigos religiosos voltados ao budismo, além de uma cafeteria e um restaurante.

O restaurante do Templo Zu Lai funciona apenas aos finais de semana e feriados, das 12h às 14h30. O almoço é servido em um buffet com pratos quentes e frios, que custa R$ 45,00 (adultos) e R$ 25,00 (crianças entre 2 e 8 anos). Bebidas e sobremesa são cobrados à parte. Ao lado do refeitório ainda há um playground para crianças.

Jardins do Templo Zu Lai

Toda a estrutura do Templo Zu Lai é cercada por lindos jardins que transmitem paz e serenidade. Eles foram projetados para que as pessoas possam caminhar tranquilamente e apreciar as estátuas de Buda espalhadas pelo entorno.

Nessa área verde é possível encontrar pequenas trilhas cercadas por árvores e bambuzais, belos jardins e um espaço com um lago de carpas e uma ponte no estilo oriental. É realmente um lugar de muita paz e tranquilidade.

Atividades no Templo Zu Lai

Além de visitar o templo e apreciar os seus jardins, você pode conhecer mais sobre a cultura budista e participar de atividades como, palestras, cerimonias, retiros, cursos de Tai Chi Chuan, Kung Fu e meditação, e até aprender chinês. Para se inscrever, acesse o site do Templo Zu Lai.

Como visitar o Templo Zu Lai

Buda no Templo Zu Lai

O Templo Zu Lai abre para visitação às sextas-feiras, das 12h às 17h, e aos finais de semana, das 9h30 às 17h, com limite de 500 pessoas por vez. A entrada e o estacionamento são gratuitos, sendo permitidos apenas veículos de passeio. Há vagas preferenciais próximas ao templo. Ônibus e vans devem estacionar do lado de fora.

Por se tratar de um espaço religioso, é preciso seguir algumas regras para acessar as dependências do templo. A administração recomenda evitar roupas com decote, regatas, bermudas e shorts, e usar com moderação câmeras fotográficas. Clique aqui para conferir a lista de permissões e restrições.

Como chegar no Templo Zu Lai

Templo Zu Lai - Cotia

O Templo Zu Lai está localizado na Estrada Fernando Nobre, 1461, no Parque Rincão, em Cotia (SP). Ele fica a 40 km do Centro de São Paulo e é possível chegar lá de carro ou de ônibus.

De carro

Dirija pela Rodovia Raposo Tavares, sentido interior, até o km 28,5 e acesse a Estrada Fernando Nobre. Depois é só seguir por 1 km até chegar ao Templo Zu Lai. Há placas indicativas no caminho.

De ônibus

O trajeto mais mais fácil é saindo da Estação Butantã do Metrô (Linha Amarela). Vá até o ponto de ônibus que fica atrás da estação, na Praça Waldemar Ortiz. Pegue qualquer ônibus ou van com destino a Cotia e desça no km 29 da Rodovia Raposo Tavares.

Depois é preciso caminhar poucos metros até a Estrada Fernando Nobre e andar por cerca de 1 km até chegar no templo. A caminhada leva em torno de 20 minutos.

Deixe um comentário