Como fazer o Passaporte da Estrada Real
O Passaporte da Estrada Real é um documento que registra a passagem pelos caminhos da Estrada Real.
Maior rota turística do Brasil, com mais de 1.630 km, esse circuito remonta os caminhos usados para o transporte de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro no século XVII.
A Estrada Real tem caminhos que passam por cidades históricas, vilarejos e paisagens deslumbrantes. A rota é muito bem sinalizada e conta com vários marcos com coordenadas geográficas, cidades próximas e informações históricas.
Existem quatro caminhos ao longo da Estrada Real, onde você pode carimbar o passaporte e registrar sua viagem.
Caminhos da Estrada Real
Caminho Velho
Primeiro caminho aberto pela Coroa Portuguesa para levar o ouro de Minas Gerais para o litoral do Rio de Janeiro, no século XVII. O trecho tem 710 km e liga Ouro Preto a Paraty. É também o único caminho que passa pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Caminho Novo
Foi uma alternativa mais rápida e segura ao Caminho Velho da Estrada Real. Com 515 km, liga Ouro Preto ao Rio de Janeiro, passando por Petrópolis.
Caminho dos Diamantes
Com a descoberta de diamantes no norte de Minas Gerais, um novo caminho se abriu entre Ouro Preto e Diamantina. São 395 km passando por muitas vilas e belas paisagens.
Caminho do Sabarabuçu
É um desvio de 160 km do Caminho dos Diamantes que surgiu em função da mineração. O caminho liga Barão de Cocais a Glaura, um distrito de Ouro Preto.
Como emitir o Passaporte da Estrada Real
Para emitir o passaporte físico, basta entrar no site do Instituto Estrada Real e preencher um cadastro simples.
Você receberá um e-mail de confirmação com o número do seu passaporte e depois será necessário retirar em um dos pontos indicados no site, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível ou um agasalho ou cobertor.
Atualmente, o passaporte físico pode ser retirado em Diamantina, Ouro Preto, Cocais, Glaura, Tiradentes, Paraty e Petrópolis.
Também é possível emitir o passaporte virtual pelo aplicativo da Estrada Real, disponível para Android e iOS.
Onde carimbar o Passaporte da Estrada Real
Ao longo da Estrada Real, você encontra muitas localidades para carimbar o seu passaporte e comprovar sua passagem por lá. Os pontos de check-in geralmente são fáceis de encontrar, como estabelecimentos comerciais, pousadas ou centros de apoio ao turista.
Ao percorrer um caminho completo e conseguir um carimbo por cidade, você pode solicitar um certificado de registro da expedição. Já se completar todos os caminhos, o viajante recebe um certificado especial como reconhecimento máximo da Estrada Real.
Pingback: Trilha do Ouro: travessia de 3 dias pela Serra da Bocaina – Pegamos Uma Estrada