São PauloSão PauloTrilhas

Trilhas para iniciantes no Parque Estadual da Cantareira

Núcleo da Pedra Grande - Parque Estadual da Cantareira

Localizado na Zona Norte de São Paulo (SP), o Parque Estadual da Cantareira abriga uma das maiores florestas urbanas do mundo. Com 7.900 hectares de Mata Atlântica nativa, sua área total abrange também os municípios de Mairiporã (SP), Guarulhos (SP) e Caieiras (SP) e é dividida em quatro núcleos: Pedra Grande, Engordador, Águas Claras e Cabuçu.

Neste post, vamos falar especificamente do Núcleo Pedra Grande, um parque para aproveitar a natureza sem sair da capital. Ele é ideal para iniciantes em trilhas ou para passar a manhã com a família.

O parque é muito bem estruturado, com banheiros, bebedouro, playground, área para piquenique, anfiteatro e quatro trilhas para iniciantes. Confira os detalhes de cada uma delas.

Trilha da Pedra Grande

Trilha da Bica

A Trilha da Pedra Grande é a principal trilha do núcleo. Ela fica a 1.010 metros de altura e tem vista da cidade de São Paulo em contraste com o verde das árvores do Parque Estadual da Cantareira.

A trilha começa na entrada do parque e sobe 3,3 km por uma estrada pavimentada até o topo da Pedra Grande. São cerca de 40 minutos de caminhada para subir e praticamente o mesmo tempo para descer. A trilha é autoguiada e bem simples. Há placas indicativas por todo o parque e vale muito pela vista. É importante levar protetor solar, já que nem sempre é possível ficar protegido pela sombra das árvores.

No final da Trilha da Pedra Grande também é possível pegar outro caminho e andar mais 2 km para visitar o Lago das Carpas, um espaço para relaxar ao lado de um lago cercado pela Mata Atlântica. Também há placas indicativas que mostram o caminho até lá.

Trilha da Bica

Placa na Trilha da Bica - Parque Estadual da Cantareira

A Trilha da Bica tem um total de 1,3 km e um percurso tranquilo e nivelado. É a primeira trilha que você vê logo quando entra no parque, ao lado direito. O caminho é feito todo por terra e você pode beber a água de uma bica no meio do trajeto.

Trilha das Figueiras

A Trilha das Figueiras tem apenas 920 metros, com alguns pontos de desnível, onde você pode observar as figueiras pelo caminho e andar no meio das rochas. Também é uma trilha de terra, mas simples de ser feita.

Trilha do Bugio

A Trilha do Bugio é a menor do parque. Com 370 metros de extensão, ela faz um pequeno desvio do caminho principal da Trilha da Pedra Grande. É comum encontrar bugios se alimentando na copa das árvores nesse ponto, por isso o nome Trilha do Bugio.

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande

Endereço: Rua do Horto, 1799, Horto Florestal – São Paulo (SP)

Funcionamento: Quarta-feira a domingo e feriados, das 8h às 17h. A entrada é permitida até às 16h

Ingresso: R$ 50 (estudantes, idosos, PCDs e professores pagam meia).

Compre seu ingresso pelo link.

One thought on “Trilhas para iniciantes no Parque Estadual da Cantareira

Deixe um comentário