GuarujáSão Paulo

Praia do Sangava: um paraíso escondido no Guarujá (SP)

Praia do Sangava

A Praia do Sangava é uma das praias escondidas do Guarujá (SP), no litoral de São Paulo. Localizada no Morro dos Limões, uma área preservada na entrada do canal do porto de Santos (SP), seu acesso é feito apenas por trilha ou de barco.

Com cerca de 170 metros de extensão, a Praia do Sangava possui areia grossa e fofa, águas claras e é cercada por um cinturão verde, com árvores que criam uma sombra natural em parte da faixa de areia.

Para os adeptos do mergulho, a praia tem um mar calmo e conta com piscinas naturais, o que é muito bom para quem gosta de fazer snorkel.

Vale destacar também as pedras enormes espalhadas pela faixa de areia. É cereja do bolo que torna a paisagem paradisíaca.

A Praia do Sangava não tem nenhum tipo de estrutura, então lembre-se de levar sua comida e bebida e recolher o seu lixo.

Como chegar

Barco

Chegada na Praia do Sangava de barco

Uma das opções para chegar na Praia do Sangava, é pegando um barco na Ponte Edgard Perdigão, em Santos (SP), na frente do Clube Saldanha da Gama. Lá, você encontra barqueiros que levam até o Sanvaga e outras praias próximas. Em 2020, pagamos R$ 20 por pessoa (ida e volta). O percurso dura em média 15 minutos e é importante você combinar um horário para o barqueiro te buscar.

Como a Praia do Sangava não tem um local para atracar o barco, você tem que descer no mar, com água na altura da coxa. Na volta, para embarcar, o processo é o mesmo, você tem que entrar no mar para subir no barco.

Por isso, não indicamos esse passeio para idosos ou pessoas com problemas de mobilidade.

Trilha

A trilha para a Praia do Sangava é feita pela Praia do Góes, outra praia escondida do Guarujá. A trilha não é muito extensa, mas tem dificuldade média pela inclinação do terreno. Para chegar no Sangava, você tem que atravessar o Morro dos Limões, ou seja, subir e descer uma pequena montanha. O trajeto não tem sinalização e há muitas bifurcações. Além disso, há relatos de assaltos por lá, então o ideal é fazer a trilha com grupos grandes. O trajeto dura cerca de 1h.

One thought on “Praia do Sangava: um paraíso escondido no Guarujá (SP)

Deixe um comentário