Pedra do Índio: parque com trilhas e mirantes em Botucatu (SP)
A Pedra do Índio é um ecoparque com atrações diversas e paisagens exuberantes, localizado no alto da Cuesta de Botucatu (SP), nos limites com os municípios de Pardinho (SP) e Bofete (SP).
O parque tem atividades para todas as idades e conta com infraestrutura completa para os turistas, com estacionamento, ótimos banheiros, lanchonete e empório com produtos locais.
Entre as atrações estão os mirantes, trilhas, rapel, camping e o passeio de pônei. São opções que agradam desde os mais aventureiros até aqueles que querem apenas contemplar a natureza.
A entrada do Ecoparque Pedra do Índio custa R$ 15 (atualizado em 2022) e algumas atividades são cobradas à parte. Veja os valores aqui.
Mirante da Pedra do Índio
A principal atração do parque é o Mirante da Pedra do Índio, um deck com vista privilegiada para a região e para as Três Pedras, montanha conhecida por ser os pés do Gigante Adormecido. O mirante fica a 450 metros da entrada do parque e pessoas com problemas de mobilidade podem ir direto de carro.
Trilhas
Além do pequeno caminho que leva ao mirante, o ecoparque tem mais duas trilhas com diferentes níveis de dificuldade.
Trilha do Guaraní
A Trilha do Guaraní tem um total de 2 km (ida e volta) e dá acesso a duas grutas e dois mirantes. É uma trilha fácil, que pode ser feita até por crianças, e proporciona um ótimo contato com a natureza.
Fizemos o percurso em cerca de 50 minutos, contando o tempo que paramos para tirar foto e apreciar a vista.
Trilha do Peabiru
A Trilha do Peabiru tem um total de 13 km (ida e volta) e é considerada de nível moderado para difícil. Ela leva até as Três Pedras, aquela que observamos do Mirante da Pedra do Índio, e tem duração de 6 a 7 horas.
Por conta da dificuldade, é necessário fazer a trilha com um monitor do parque e agendar o passeio.
A trilha recebeu esse nome, pois acredita-se que a Trilha do Peabiru original, que unia São Vicente (SP) a Cusco, no Peru, passava por ali. E as Três Pedras seria um ponto de referência para os indígenas que faziam esse caminho.
Rapel
Se você gosta de uma aventura, também é possível descer os 50 metros da Pedra do Índio de rapel. Não é necessário ter experiência e um instrutor acompanha todo o processo. O rapel é realizado por empresas parceiras do parque e a atividade deve ser agendada diretamente com elas. Confira mais informações aqui.
Camping
Para desfrutar de uma experiência completa, também é possível acampar e assistir o nascer do sol do parque. O pacote do camping tem várias atividades, como luau, yoga, slackline, além de acesso ao mirante e alimentação.
Café da manhã
Aos fins de semana e feriados, a Pedra do Índio oferece café da manhã aos visitantes, das 7h às 11h, por um valor de R$ 30 (atualizado 2022). São várias opções de pães, bolos, frutas, doces e frios para se deliciar antes de visitar o parque.
Animais
O Ecoparque Pedra do Índio conta com diversos animais que garantem a diversão da criançada. Além de interagir com bezerros e cabras, o parque oferece um pequeno passeio de pônei acompanhado por um monitor.
Pingback: Pardinho (SP): principais atrações, onde comer e como chegar