BananalSão PauloTrilhas

Cachoeira do Bracuí: trilha com vista para o mar, em Bananal (SP)

Cachoeira do Bracuí, Bananal

A Cachoeira do Bracuí é famosa pela vista surreal para a Baía de Angra dos Reis (RJ). Ela fica no alto da Serra da Bocaina, em Bananal (SP), e tem uma piscina natural com borda infinita.

Como o volume de água é bem grande e a correnteza leva para uma queda de 100 metros, não indicamos entrar na água. Mesmo assim, a vista para a Serra da Bocaina e para o mar de Angra dos Reis vale a caminhada.

A trilha para a Cachoeira do Bracuí leva pouco mais de 1h e consideramos de nível fácil para médio.

> Confira mais detalhes do que fazer em Bananal (SP)

Como é a trilha da Cachoeira do Bracuí

Cachoeira do Bracuí

A trilha para a Cachoeira do Bracuí tem início em três lugares diferentes. Indicamos começar pelo Planeta Bocaina, um bar com ótimas opções de comida e bebida, que tem uma pequena estrutura de banheiros, chuveiro e estacionamento. É cobrado R$ 20 (jun/23) pelo acesso à trilha.

As outras duas entradas ficam na Pousada da Terra e na Pousada do Rio Mimoso. A primeira só libera o acesso para hóspedes, enquanto a segunda tem o acesso bem difícil e cobra um day-use de R$ 120 (jun/23).

Partindo do Planeta Bocaina, a trilha até a Cachoeira do Bracuí é de nível fácil para médio. Ela leva cerca de 1h10 e tem pouco mais de 3 km.

Obstáculo na Trilha da Cachoeira do Bracuí
Tronco colocado para atravessar o rio

A trilha acompanha o curso do Rio Bananal e é quase toda coberta pelas árvores. Até a parte de cima da cachoeira, ela praticamente não tem desnível. A parte mais difícil é atravessar um trecho raso do rio por cima de um tronco. Mas ele tem um corrimão que facilita a travessia e não tivemos dificuldade, mesmo com nosso péssimo equilíbrio.

Já para chegar na piscina natural, é preciso descer um trecho mais íngreme com a ajuda de uma corda já instalada na trilha. Pode parecer difícil, mas a corda ajuda bastante, principalmente na volta.

Trilha Cachoeira do Bracuí

Vale ficar atento ao andar nas pedras em frente da cachoeira. Como a queda d’água é forte, ela tem um spray que deixa as pedras bem molhadas e escorregadias.

Para os mais aventureiros, a área da cachoeira também tem grampos instalados para descer de rapel até o próximo patamar. A descida tem cerca de 100 metros.

Como chegar na trilha da Cachoeira do Bracuí

Planeta Bocaina
Planeta Bocaina

O Planeta Bocaina fica no km 33 da Estrada Sertão da Bocaina, a 1h do centro de Bananal. Para chegar lá, é preciso encarar uma estradinha estreita cheia de curvas que sobe a Serra da Bocaina.

Os últimos 5 km são em estrada de terra, com alguns trechos bem ruins. A entrada do Planeta Bocaina fica ao lado da placa do km 33. É só passar a porteira e descer cerca de 700 metros, pegando o caminho da esquerda na bifurcação, até chegar na área do bar.

O que levar para a trilha

Como a trilha da Cachoeira do Bracuí é simples, não é necessário levar muitas coisas para a caminhada. O essencial é uma garrafinha de água para se hidratar.

Na volta, como temos a opção de comer no Planeta Bocaina, não precisa levar muita comida. Barrinhas de cereal ou frutas são uma boa opção.

Recomendamos usar bota de trilha, principalmente para enfrentar a parte mais íngreme e andar nas pedras molhadas. Mas como, no geral, a trilha é fácil, é possível fazer tranquilamente com tênis de caminhada que tenha uma boa aderência.

Também vale investir em um repelente, já que boa parte da trilha é coberta pelas árvores. Apesar de estarmos protegidos do sol, o protetor é importante, principalmente para ficar na área da cachoeira, que é descoberta.

One thought on “Cachoeira do Bracuí: trilha com vista para o mar, em Bananal (SP)

Deixe um comentário