ArgentinaGastronomia

Onde comer em Buenos Aires

Na sua viagem para Buenos Aires, uma coisa é certa: você vai comer muito bem. A gastronomia argentina é muito rica e o turismo gastronômico é muito procurado pelos brasileiros que visitam a capital argentina. Então, escolher onde comer em Buenos Aires é parte importante de sua viagem.

A cidade tem restaurantes para todos os tipos de bolsos e gostos. Reunimos algumas opções para ajudar você nesta escolha. Visitamos a maioria dos restaurantes da lista e outros são indicações que recebemos de outros viajantes.

Além dos lugares onde comer, você pode conferir mais dicas de viagem para Buenos Aires aqui.

La Cabrera

Restaurante La Cabrera

Foi o melhor restaurante que comemos em Buenos Aires. O La Cabrera é famoso por suas carnes e pelo bom atendimento. Os cortes são deliciosos e servidos com mini porções e molhinhos de acompanhamento. Também fomos surpreendidos pela qualidade dos vinhos da casa. Para finalizar, ainda experimentamos um sorvete delicioso de sobremesa.

Pela qualidade do restaurante, achamos que o La Cabrera tem ótimo custo-benefício. Ele tem duas unidades que ficam na mesma rua, no bairro Palermo.

Endereço: Rua José Antonio Cabrera, 5127 ou 5099, Palermo, Buenos Aires

La Morada

Restaurante La Morada

Nossa primeira refeição na Argentina foi no La Morada e não poderíamos ter escolhido melhor! Foi aqui que provamos as melhores empanadas da viagem.

Ele tem uma pegada bem retrô, com vários objetos, cartazes de publicidades e quadros antigos nas paredes. Já as empanadas são tudo de bom! Elas são artesanais e chegam rapidinho na mesa. Caiu perfeitamente com a cerveja Quilmes que pedimos. Nossa empanada favorita foi a Picachu (sim, esse é o nome), recheada com queijo e cebola picante.

O La Morada é um restaurante pequeno, que fica no Centro Histórico de Buenos Aires. Sua fachada é discreta e, se você não prestar atenção, pode não perceber que ali tem um restaurante.

Endereço: Avenida Hipólito Yrigoyen, 778, Monserrat (Centro Histórico), Buenos Aires

El Sanjuanino

El Sanjuanino - Buenos Aires

O El Sanjuanino é um dos restaurantes mais famosos de Buenos Aires quando o assunto é empanada argentina.

Localizado no bairro Recoleta, ele é pequeno e tem um ambiente retrô. As empanadas são realmente ótimas e ainda provamos de sobremesa um alfajor artesanal de dar água na boca.

Endereço: Rua Posadas, 1515 Recoleta, Buenos Aires

Café Tortoni

Café Tortoni - Buenos Aires

O Café Tortoni é a mais antiga e tradicional cafeteria de Buenos Aires. Ele foi inaugurado em 1858 e ficou conhecido por ser frequentando por artistas e intelectuais.

O ambiente é bem elegante, com uma linda arquitetura no estilo francês e mesas de mármore. É um lugar que te leva ao início dos anos 1900 e faz a experiência de tomar um simples café se tornar especial.

Hoje, o Café Tortoni virou ponto turístico de Buenos Aires e é comum encontrar fila para entrar. Nós visitamos e recomentados a experiência. Tomar um chocolate quente com churros de doce leite naquele ambiente foi como viajar no tempo.

Endereço: Avenida de Mayo, 825, Monserrat (Centro Histórico), Buenos Aires

El Establo

El Establo

O El Establo é um típico restaurante de parrilla argentina. É um local antigo e não muito requintado, que lembra uma cantina italiana. Mas os cortes de carne são excelentes e muito elogiados pelos clientes. Comemos muito bem no restaurante e achamos uma ótima opção para experimentar uma boa carne argentina sem gastar muito.

Endereço: Rua Paraguay, 489, Retiro, Buenos Aires

Mercado San Telmo

Mercado San Telmo
Foto: Turismo Buenos Aires

O Marcado San Telmo é uma espécie de Mercadão de São Paulo, mas em menor proporção. Ele tem várias opções de restaurantes, bares e lanchonetes com comidas típicas de dar água na boca. É um ponto para provar a culinária local, como o famoso choripán (pão recheado com linguiça e temperado com chimichurri).

Passamos por lá depois do almoço e acabamos não provando nada, mas é uma boa opção para uma comida rápida. No Mercado San Telmo também há várias lojinhas de doce de leite (compramos os nossos lá) e objetos antigos.

Endereço: Rua Bolívar, 970, San Telmo, Buenos Aires

La Brigada

La Brigada
Foto: Turismo Buenos Aires

Bem próximo do mercado San Telmo está o La Brigada, um clássico de Buenos Aires, como diz a própria entrada do restaurante. Com a temática de futebol, o ambiente é decorado com camisas, flâmulas, quadros e muitos outros objetos que fazem referência ao esporte mais amado pelos argentinos. O La Brigada também é conhecido por suas carnes suculentas e macias, que podem ser cortadas com a colher. Para os amantes do churrasco e futebol, é uma opção interessante.

Endereço: Rua Estados Unidos, 465, San Telmo, Buenos Aires

Parrilla Don Julio

Restaurante Don Julio
Foto: Turismo Buenos Aires

Considerado o melhor restaurante da América Latina em 2020, pelo ranking Latin America’s 50 Best Restaurants, o Don Julio é um típico restaurante de parrilla argentina. Famoso por suas carnes, atendimento impecável e ótima carta de vinhos, o Don Julio está localizado em um prédio do século XIX, no bairro Palermo. Ele tem um ambiente rústico, com paredes de tijolinhos e luminárias em rodas de carruagem, que deixam o ambiente ainda mais agradável para comer uma boa carne.

Endereço: Rua Guatemala, 4699, Palermo, Buenos Aires

Chila

Chila
Foto: World’s 50 Best

Está com dinheiro sobrando e quer uma experiência gastronômica diferenciada? O Chila é um restaurante requintado de comida contemporânea, que serve um menu degustação surpreendente. São vários pratos que mais parecem uma obra de arte e que oferecem uma experiência gastronômica de alto padrão. Todos os pratos são apresentados e fazem você imergir na história de cada ingrediente colocado ali. O Chila está listado em 17º lugar na edição 2020 do ranking Latin America’s 50 Best Restaurants. Mas prepare o bolso! O menu degustação custa 18.500 pesos (atualizado em 2022).

Endereço: Avenida Alicia Moreau de Justo, 1160, Puerto Madero, Buenos Aires

Atenção com as gorjetas e cubiertos

Duas coisas que podem confundir os turistas na Argentina são as gorjetas e os cubiertos. Primeiro, é importante dizer que a tradução de “gorjeta” para o espanhol é “propina”, então cuidado para não pensar que está sendo extorquido em algum restaurante hahaha.

Diferentemente do Brasil, os 10% do serviço são cobrados à parte e devem ser pagos direto ao garçom. Na própria conta já vem um valor sugerido para a gorjeta (propina). Porém, se você pagar um valor que não corresponda aos 10%, provavelmente o garçom vai reclamar e não vai aceitar.

Já o cubierto é algo que não existe no Brasil, mas é lei na Argentina. A tradução livre de “cubierto” é “talher”. E é exatamente disso que essa taxa trata. O cubierto é um valor cobrado pela arrumação da mesa (pratos, copos, talheres, toalha, guardanapos), que já vem incluso na conta. Porém, não existe um padrão de cobrança. Alguns restaurantes têm uma taxa fixa por pessoa e outros cobram 10% do valor total da conta.

Por isso, não se surpreenda pelos valores adicionais. Mas lembre-se que, assim como no Brasil, você pode escolher se paga ou não a “propina” pelo atendimento do garçom.

One thought on “Onde comer em Buenos Aires

Deixe um comentário