Bate e volta em Extrema (MG): Trilha do Pico da Serra do Lopo e parque gratuito na cidade
Extrema (MG) é um município localizado na Serra da Mantiqueira e cheio de atividades de ecoturismo e turismo de aventura. Visitamos a cidade para fazer a famosa Trilha do Pico da Serra do Lopo e ainda aproveitamos para conhecer o Parque Municipal Cachoeira do Salto.
Com apenas 15.000 habitantes, Extrema é a cidade mais ao sul de Minas Gerais. É daí que vem o seu nome. Ela também é a cidade mineira mais próxima de São Paulo (SP), a apenas 110 km da capital paulista.
Por essa proximidade, conseguimos aproveitar Extrema em um bate e volta no sábado. Confira os detalhes das atividades que fizemos.
Sobre a Trilha do Pico da Serra do Lopo
A Serra do Lopo é um conjunto de montanhas que delimita Minas Gerais e São Paulo, nas cidades de Extrema (MG) e Joanópolis (SP). Há vários picos e montanhas para subir na região. A mais alta é a Pedra do Cume, destino final da nossa aventura, que fica a 1.780 metros. Foi talvez a vista mais bonita que já vi nas trilhas que fizemos.
O início da trilha fica na Pousada Céu da Mantiqueira e é cobrada uma taxa de R$ 20 (atualizado em 2022) pelo day use no local. Além de fazer a trilha, os visitantes podem usar o estacionamento, os banheiros e ficar na piscina. A pousada também serve almoço (cobrado à parte).
A trilha começa bem ao lado do estacionamento e leva a três destinos: Pedra do Marino, Pedra das Flores e Pedra do Cume. No total, ela tem 8 km (ida e volta) e, até a Pedra das Flores, consideramos de nível fácil. A trilha é bem demarcada, autoguiada e sem muito desnível. Só para chegar na Pedra do Cume é um pouco mais complicado.
Como é a Trilha do Pico da Serra do Lopo
A primeira parada da caminhada é na Pedra do Marino. Ela fica a 1 km e 15 minutos do início da trilha. A vista tem a Pedra do Cume ao fundo e já dá um gostinho do que vem por aí.
Depois, a trilha fica mais fechada, mas continua bem demarcada. São mais 2 km e cerca de 40 minutos até a Pedra das Flores, uma plataforma rochosa com espécies de plantas em suas fendas. Por isso o nome Pedra das Flores.
A vista é deslumbrante! É possível ver um vale de montanhas rodeadas pelo azul da represa de Joanópolis. Neste ponto, também vemos a Pedra do Cume, agora mais perto, dando aquele toque especial na paisagem.
Agora, para alcançar o pico da Serra do Lopo, ainda é preciso chegar na Pedra do Cume. O caminho até lá tem um pouco mais de 1 km e a dificuldade é maior. A trilha tem um trecho de subida e descida, além de algumas bifurcações, que no fim dão no mesmo lugar.
No final da trilha também é necessário subir uma pedra mais íngreme se apoiando nos galhos. É um ponto que precisa de mais atenção.
Depois deste trecho mais perigoso, você já chega no Pico da Serra do Lopo. São 1.780 metros de altura e uma vista panorâmica espetacular da Serra da Mantiqueira. No cume, ainda há um caderno para assinar, mas ele fica em uma pedra que é preciso de equipamento de escalada para subir. Mas isso é só um detalhe. Chegar no pico e apreciar a vista é recompensador e energizante!
Parque Municipal Cachoeira do Salto
Para aproveitar o tempo na cidade, depois da trilha visitamos o Parque Municipal Cachoeira do Salto, um parque público muito bem cuidado.
Ele tem uma área verde preservada, playground, equipamento de ginástica, restaurante, lanchonete, lojinha de artesanato e uma cachoeira, que é a atracação principal.
Conhecida como Cachoeira do Salto, ela é uma queda d’água forte, que gera uma grande correnteza. Por conta disso, ela não é apropriada para banho. Mesmo assim, foi um lugar que valeu conhecer. Afinal, quem não gosta de descansar ao som de uma cachoeira?
O Parque Municipal Cachoeira do Salto fica aberto todos os dias da semana, das 8h às 17h.
Como chegar em Extrema (MG)
Extrema (MG) é a cidade mais ao sul de Minas Gerais. Ela fica a apenas 110 km ou a 1h30 de São Paulo (SP), e é o município mineiro mais próximo da capital paulista. O caminho é bem fácil. Basta pegar a Rodovia Fernão Dias no sentido Minas Gerais e seguir as placas para Extrema. A estrada está bem conservada e tem boa sinalização.
Para chegar na Pousada Céu da Mantiqueira, é preciso pegar a Estrada da Embratel até o final. São cerca de 8 km subindo uma estradinha quase sempre de terra, mas em boas condições.
Seria interessante colocar como chegar tb de transporte público pois nem todos viajam de carro
Olá, Dilma. Tudo bem? Você tem razão, vamos tentar trazer essa informação em nossos próximos posts. Para Extrema (MG), especificamente, é possível chegar lá transporte público pegando um ônibus da Viação Cambuí, saindo do Terminal Tietê, em São Paulo (SP). O trajeto leva cerca de 1h30 e não tem paradas.
Pingback: Serra do Lopo: o destino ideal para seu próximo trekking - Lugares Para Viajar E Curtir A Natureza