São PauloSão Paulo

Uma noite no Copan, o prédio mais famoso de São Paulo (SP)

Fachada do Copan

O Copan é um dos prédios mais icônicos de São Paulo (SP). Projetado por Oscar Niemeyer, ele é um dos cartões postais da cidade e se destaca por suas curvas e fachada marcantes.

A fama do Copan atrai, até hoje, muitos turistas e gente que sonha em morar neste prédio histórico. Mas agora, por meio do Airbnb, é possível realizar esse sonho pelo menos por alguns dias.  

Nós entramos no time dos turistas curiosos e resolvemos passar uma noite no 32º e último andar do Copan. Ficamos em um apartamento na parte de trás do prédio. Ele não tem aquela famosa marquise, mas a vista da cidade é simplesmente espetacular!

Vista do quarto do Copan

Reservamos o apartamento pelo Airbnb Copan, que tem vários quartos no prédio. Ficamos em um quitinete pequeno, com cerca de 40m², mas muito confortável. A decoração é um charme e o quarto muito aconchegante. É perfeito para passar uma ou mais noites neste lugar histórico, no coração de São Paulo.

Apartamento no Copan

Nossa experiência foi ótima desde o primeiro atendimento do anfitrião, que passou todas as informações detalhadas para nós, até o final da estadia.  O apartamento estava limpo, muito bem organizado e equipado com pratos, copos, talheres, micro-ondas, fogão, frigobar e até café. Valeu muito a pena viver essa experiência no Copan!

Sobre o Copan

Copan

A história do Copan é um verdadeiro suco de Brasil. A sigla Copan vem do nome Companhia Pan-Americana de Hotéis, uma entidade criada pela Prefeitura de São Paulo para encomendar a construção do edifício em homenagem ao quarto centenário da cidade, que seria comemorado em 1954.

O projeto original, feito por Oscar Niemeyer, previa a construção de um edifício residencial de 30 andares e um hotel com 600 apartamentos. Os dois prédios seriam interligados por uma marquise com cinema, teatro e uma galeria comercial.

Porém, por conta de diversos problemas financeiros e burocráticos, a obra ficou parada por muitos anos, até o Banco Bradesco assumir a construção, em 1957. Nesse meio tempo, houve diversas modificações no projeto e Oscar Niemeyer passou a construção para o arquiteto Carlos Lemos.

Só em 1966, com 12 anos de atraso, o edifício residencial do Copan foi inaugurado. Do projeto original, só sobrou a fachada de Oscar Niemeyer. Internamente, ele foi todo modificado e o hotel nunca foi construído.

Hoje, o Copan tem 1.160 apartamentos, divididos em seis blocos, e mais de 2.000 moradores. Ele tem 20 elevadores e 221 vagas de garagem. No térreo, ainda há uma área comercial com 72 lojas e uma igreja.

O Copan também é considerado a maior obra de concreto armado do Brasil, com 115 metros de altura, 32 andares e 120 mil metros de área construída.

Onde comer perto do Copan

Bar da Dona Onça

Bar da Dona Onça
Foto: Bar da Dona Onça

Um clássico da região, o Bar da Dona Onça fica embaixo do Copan, na área externa do edifício. Esse bar-restaurante, comandado pela chef Janaína Rueda, serve diversos pratos populares, como rabada, galinhada e seu delicioso torresmo.

A Casa do Porco

A Casa do Porco

Melhor restaurante brasileiro e quarto melhor da América Latina pelo ranking Latin America’s 50 Best, a Casa do Porco é comandado pelo chef Jefferson Rueda, marido da Janaína, do Bar da Dona Onça.

O restaurante tem o porco como grande protagonista. São diversos pratos deliciosos no cardápio, como o Torresmo de Pancetta com Goiabada e o Porco Sanzé, o carro chefe da casa.

Sertó

Restaurante Sertó

Mais um bar-restaurante de comida brasileira. O Sertó tem um ambiente retrô e pratos como Picadinho, Baião de Dois e Parmegiana. Apesar de populares, são todos muito bem preparados e têm um gostinho especial.

O Sertó tem um cardápio de bebidas variado, no qual destacamos o drink Sertório (cachaça, mix de limões, geleia de cupuaçu, chartreuse amarelo e pó de cambuci). Vale experimentar também a sobremesa Misericórdia, um pedaço generoso de bolo de chocolate coberto com calda de chocolate quentinha.

Bia Hoi SP

Bia Hoi SP

O Bia Hoi SP é um bar-restaurante de comida vietnamita, inspirado nos botecos de Hanói, capital do Vietnã. Os pratos têm o peixe como destaque, mas é a mistura de temperos e aromas que dá um sabor especial para a comida. Vale experimentar também a cerveja da casa. Ela é bem levinha e cai muito bem com peixe.

Bullger

Bullguer
Foto: Bullguer

O Bullger é uma hamburgueria de ótimo custo-benefício. A unidade Centro fica na Avenida Ipiranga, 197, bem em frente ao Copan. Na contramão das hamburguerias gourmets, o Bullger aposta em combinações clássicas, servidas de forma rápida. É uma ótima opção para economizar!

Copão

Copão

Está hospedado no Copan e quer um café da manhã fácil? O Copão tem pães artesanais feitos por um dos moradores do edifício, que pode entregar diretamente para você. Ele faz fornadas em dias específicos da semana e os pedidos devem ser feitos pelo Instagram.

Os pães do Copão têm fermentação natural e são muito saborosos. É uma ótima opção para um café da manhã especial. Mas é importante reservar o seu pão com pelo menos um dia de antecedência e marcar horário para a entrega.

O que fazer perto do Copan

Mirante do Copan

Vista do Copan

No próprio Copan é possível visitar um mirante de forma gratuita. Ele está na cobertura do prédio e tem vista panorâmica de São Paulo. A entrada do mirante fica no Bloco F e os visitantes podem subir entre 10h20 e 15h20, de segunda a sexta-feira. Por conta da pandemia, as visitas ao mirante estão suspensas por tempo indeterminado.

Edifício Itália

Edifício Itália
Foto: André Deak – CC BY 2.0 / Tá indo pra onde?

Segundo maior prédio de São Paulo, com 165 metros, o Edifício Itália é famoso por seu restaurante e mirante no último andar do prédio. A visita ao mirante acontece diariamente, das 15h às 19h, e custa R$ 50 (atualizado em 2022). Do Edifício Itália é possível ver o Copan de uma posição privilegiada!

Paróquia Nossa Senhora da Consolação

Paróquia Nossa Senhora da Consolação
Foto: Tadeu Mafra

Construída entre 1909 e 1959, a Paróquia Nossa Senhora da Consolação é uma imponente construção no estilo neogótico. No interior, vale destacar os belos vitrais e as pinturas da igreja. Ela teve uma importância histórica, já que serviu como posto de atendimento no surto de cólera que aconteceu em São Paulo em 1855 e também como refúgio de famílias durante a ditadura militar (1964-1985).

Theatro Municipal

Theatro Municipal de São Paulo

Inaugurado em 1911, o Theatro Municipal de São Paulo é um Patrimônio Histórico do Estado. Considerado um dos teatros mais importantes do Brasil, sua construção foi inspirada na Ópera de Paris.

É possível visitar o teatro de quarta-feira a sábado, das 11h às 15h. Confira como adquirir o ingresso clicando aqui.

Galeria do Rock

Galeria do Rock
Foto: Wikipedia

Famoso centro comercial de São Paulo, a Galeria do Rock tem sete andares e 450 lojas dos mais variados segmentos. É um espaço multicultural e ponto de encontro de diversas tribos. Os preços praticados nas lojas da galeria geralmente são ótimos.

Vale do Anhangabaú

Vale do Anhangabaú
Foto: Fábio Tito/G1

Recentemente revitalizado, o Vale do Anhangabaú é um espaço que separa o Centro Velho e o Centro Novo de São Paulo. Dele, é possível ver vários cartões postais de São Paulo, como o Farol Santander, o Edifício Martinelli, o Theatro Municipal, o Mirante do Vale, o Shopping Light e a Prefeitura.

One thought on “Uma noite no Copan, o prédio mais famoso de São Paulo (SP)

Deixe um comentário