São Francisco XavierSão PauloTrilhas

Guia completo para fazer a Trilha da Pedra da Onça

A Trilha da Pedra da Onça é parada obrigatória para quem visita São Francisco Xavier (SP). A 1.960 metros de altitude, a trilha termina em um pico com vista espetacular para as montanhas da Serra da Mantiqueira. Só subindo para entender o porquê é considerado o mirante mais bonito da região.

Confira os detalhes sobre como é a trilha e como chegar ao Pico da Pedra da Onça.

Trilha da Pedra da Onça

Vista da Pedra da Onça

A Trilha da Pedra da Onça é autoguiada, bem demarcada e sem trechos técnicos. Porém, não pense que é uma trilha fácil. Ela tem um total de 11 km (ida e volta) e exige um pouco de condição física, principalmente no terço final, quando fica mais íngreme.

A trilha começa no final da Estrada dos Ferreiras. É possível parar o carro ao lado da Fazenda Monte Verde, em um descampado usado como estacionamento. Partindo dali, basta seguir a estradinha por poucos metros, passar uma porteira e começar a caminhada rumo à Pedra da Onça.

Início da Trilha da Pedra da Onça

O início da trilha fica exposto ao sol, mas a maior parte dela é protegida pela copa das árvores. É uma subida longa, mas tranquila e bem bonita. No caminho também há quatro pontos para coletar água.

O único ponto de atenção é no final da trilha. Depois de andar cerca de 4 km, você encontrará uma bifurcação com uma marcação na árvore escrito MV e uma seta para a direita, apontando para Monte Verde. Para continuar subindo em direção à Pedra da Onça, pegue o caminho da esquerda.

Depois da bifurcação, a trilha fica mais íngreme e exposta ao sol, mas em pouco tempo você já estará no topo apreciando a melhor vista de São Francisco Xavier. De um lado, é possível ver o Vale do Paraíba e cidades como São José dos Campos, Caçapava e Taubaté, que ficam a mais de 50 km de distância. Do outro você vê as belezas de Minas Gerais.

O final é recompensador, energizante e vale todo o esforço!

Pico da Pedra da Onça

Também é possível acampar no topo da Pedra da Onça. Há uma área aberta onde muitas pessoas armam barracas para passar a noite e acompanhar o nascer do sol.

Bosque dos Duendes

Bosque dos Duendes

Se você fizer a Trilha da Pedra da Onça, vale conhecer o Bosque dos Duendes. Para chegar lá, basta pegar a direita na bifurcação, em direção a Monte Verde, e andar cerca de 500 metros ou 10 minutos. É um local com uma beleza totalmente diferente do restante da trilha. O Bosque dos Duendes tem árvores de caule fino afastadas, praticamente sem vegetação entre elas, ao contrário da vegetação mais densa encontrada no restante do caminho. Lembra muito o cenário de filmes de terror.

No Bosque dos Duendes, a trilha não é bem demarcada e nossa dica é não se aventurar muito por ela. Se ficar com dúvida para onde ela vai, a melhor escolha é voltar.

O que levar

Para fazer a trilha da Pedra da Onça, leve lanches leves, barrinhas de cereal e uma garrafa de 500ml de água. Não é necessário uma garrafa tão grande, pois há quatro pontos de abastecimento pelo caminho.

Como grande parte da trilha é na mata fechada, indicamos levar repelente. Apenas no topo da montanha talvez você sinta falta do protetor solar.

Bota e bastão de trilha não são imprescindíveis, mas se você tiver, é sempre bom usar. Fizemos a trilha com tênis de caminhada e sem equipamento e não tivemos problemas, mas vale ressaltar que o dia estava seco.

Leve seu celular não só para tirar foto, mas para usar o GPS. A Trilha da Pedra da Onça está marcada no Google Maps e, caso tenha alguma dúvida, você pode consultar o caminho no celular. Mas lembre de ter o mapa salvo off-line.

> Clique aqui para comprar seus equipamentos de trilha pela Amazon. Comprando pelo link do blog, você ajuda o Pegamos Uma Estrada com uma pequena comissão pela venda de qualquer produto.

Como chegar

Partindo de São Francisco Xavier, são cerca de 5 km até o início da trilha. No centro do distrito, pegue a Rua Ezequiel Alves Graciano em direção à Estrada dos Ferreiras. Há várias placas indicativas pelo caminho. Após entrar na Estrada dos Ferreiras, vire à esquerda e dirija por mais 4 km até a Fazenda Monte Verde.

Ao lado esquerdo da fazenda, do outro lado da estrada, haverá um descampado que é usado como estacionamento para quem vai fazer a trilha.

One thought on “Guia completo para fazer a Trilha da Pedra da Onça

Deixe um comentário