Bate e volta em Salesópolis: o que fazer na cidade onde nasce o Rio Tietê

Está planejando visitar Salesópolis e quer saber o que fazer na cidade? Salesópolis (SP) é um destino perfeito para um bate e volta econômico perto de São Paulo. Ela tem muitas atrações baratas ou gratuitas, com destaque para a nascente do Rio Tietê.

A cidade de cerca de 15.000 habitantes é repleta de história e atrativos educativos. Por isso, recebe muitas excursões escolares e é indicada para levar crianças.

Neste guia, mostramos as melhores atrações que fazem de Salesópolis uma ótima opção de bate e volta perto de São Paulo.

O que fazer em Salesópolis

Parque Nascentes do Tietê

Parque Nascentes do Tietê

Lugar onde fica a nascente do Rio Tietê, é o ponto turístico mais famoso e afastado do centro da cidade. São 17 km de distância, sendo 6 km de estrada de terra.

No parque, podemos ver de perto a água brotando do chão e dando início ao rio mais importante do estado. A água nasce limpinha e podemos até beber direto de uma bica ao lado da nascente.

O parque também tem pequenas trilhas e um museu com informações das cidades cortadas pelo Rio Tietê.

Bica no Parque Nascentes do Rio Tietê

O rio nasce em Salesópolis e percorre 1.136 km cortando o estado até a cidade de Itapura (SP), na divisa com o Mato Grosso do Sul, quando se une ao Rio Paraná.

O Parque Nascentes do Tietê funciona todos os dias, das 8h às 17h, e tem entrada gratuita.

Senzala

Restaurante Senzala de Salesópolis

A Senzala é um antigo entreposto comercial do século XIX que recebia mercadorias, incluindo escravizados, que subiam a Serra do Mar para serem vendidas para fazendas do Vale do Paraíba.

O casarão continua em pé e tem boa parte de sua estrutura original preservada. A visitação cultural é gratuita e aos domingos o local também oferece almoço em uma área ao lado do antigo casarão.

Restaurante Nhá Luz

Fogão a lenha do Restaurante Nhá Luz

Caso não almoce no Restaurante Senzala, uma ótima opção é o Restaurante Nhá Luz. Ele tem um espaço bem amplo e serve aquele tradicional self-service em fogão a lenha, com direito a sobremera e cachaça artesanal. O self-service custa R$ 65 (ago/24) e o restaurante funciona de sexta-feira, sábado e domingo, apenas no almoço.

Paróquia Matriz São José

Paróquia Matriz São José

Igreja Matriz de Salesópolis, chama atenção pelas pinturas, que foram uma das mais bonitas que vimos nas igrejas do interior. Ela foi inaugurada em 1911 e fica na praça central da cidade, em frente a um belo coreto.

Mercado Municipal de Salesópolis

Mercado Municipal de Salesópolis

Com arquitetura colonial, o Mercado Municipal de Salesópolis tem mais de 100 anos de existência e hoje abriga lojas com produtos locais, como cachaças e doces caseiros, artesanatos e restaurantes.

Museu da Energia

Museu da Energia

O Museu da Energia fica no lugar onde está a primeira hidrelétrica do Rio Tietê, inaugurada em 1913 e ainda em funcionamento.

A pequena usina está a 8 km da nascente do Rio Tietê e tem a capacidade para abastecer um terço da população de Salesópolis.

Museu da Energia de Salesópolis

No museu, entendemos como funciona uma usina hidrelétrica, conhecendo cada fase do processo de produção de energia. Ele também conta com espaços educativos com curiosidades sobre a água e a energia elétrica.

A entrada custa R$ 11 (ago/24) e recomendamos principalmente para crianças. O museu funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 17h.

Alambique Canabella

Se visitar a cidade no domingo e não puder ir ao Museu da Energia, uma alternativa é conhecer o Alambique Canabella. Famoso em Salesópolis, o alambique fabrica cachaças para exportação e tem um ótimo espaço para atender os turistas.

Podemos conhecer o processo de fabricação dos licores e cachaças e fazer uma degustação repleta de informações sobre a diferença de cada tipo de bebida.

Como chegar em Salesópolis

Igreja Matriz de Salesópolis

Salesópolis faz parte da região do Alto Tietê e fica a 105 km de São Paulo. A cidade tem fácil acesso partindo de São Paulo pela Rodovia Ayrton Senna. O caminho leva pouco mais de 1h30 e atravessa as cidades de Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim. As estradas estão em ótimas condições.

Deixe um comentário