Areias (SP): melhores atrações, roteiro e dicas para conhecer a cidade

O que fazer em Areias

Areias é uma charmosa cidade com aproximadamente 3.500 habitantes, localizada no Vale Histórico Paulista.

Com arquitetura colonial bem preservada, Areias oferece uma verdadeira viagem no tempo, encantando os visitantes com casarios antigos, igrejas históricas e clima pacato. Se você busca um destino tranquilo e repleto de história, esse é o lugar certo!

Antiga protagonista do ciclo do café, Areias foi uma das cidades mais prósperas de São Paulo no século XIX. Após a abolição da escravatura e o declínio das fazendas cafeeiras, a cidade perdeu o antigo prestígio, mas ainda mantém muitas referências desse passado glorioso. 

Seu centro histórico e zona rural oferecem um roteiro imperdível para quem deseja explorar suas antigas riquezas. É possível conhecer Areias em um roteiro de 2 dias, com muitas atrações históricas e surpreendentes.

Assista ao vídeo que fizemos para o YouTube com nosso roteiro em Areias e Silveiras. Aproveite também para se inscrever em nosso canal. Assim, você acompanha todas as nossas viagens por lá.

Onde fica Areias

Letreiro de Areias

Areias está localizada no interior de São Paulo, na região do Vale do Paraíba. Ela também faz parte do Vale Histórico Paulista, ao lado de cidades como Silveiras, Queluz e São José do Barreiro, quase na divisa com o Rio de Janeiro. É uma região montanhosa, onde se encontra o Parque Nacional da Serra da Bocaina e a nascente do Rio Paraíba do Sul.

Quer conhecer mais do Vale Histórico Paulista? Acesse nosso texto onde apresentamos todas as cidades da região: Turismo no Vale Histórico Paulista: conheça as cidades da região.

Roteiro de 2 dias em Areias

DIA 1 – Viva Areias

Reserve o primeiro dia para conhecer os pontos históricos de Areias. Andando por poucos quarteirões, visitamos muitas atrações que exaltam o rico passado e as histórias da cidade.

Capela Senhor Bom Jesus

Capela Senhor Bom Jesus

Comece o dia visitando a Capela Senhor Bom Jesus, a primeira construção religiosa de Areias, de 1750. Ela fica em uma pequena praça tranquila, rodeada por ruas de paralelepípedo e casinhas coloridas.

Casa da Cultura

Casa da Cultura de Areias

Construído em 1833, o imponente prédio da Casa da Cultura foi originalmente destinado a ser a câmara e cadeia de Areias. Depois de alguns anos, em 1857, o edifício passou a abrigar a promotoria pública.

Em 1982, o prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico, garantindo sua conservação e valorização. Atualmente, a Casa da Cultura abriga o museu de Areias e a biblioteca municipal.

Mas foi entre 1907 e 1911 que o prédio recebeu a presença ilustre do escritor Monteiro Lobato. Ele atuou como promotor de justiça na cidade e, durante sua estadia, escreveu alguns de seus livros mais emblemáticos. Um deles foi “Cidades Mortas”, obra que descreve em tom crítico a realidade de Areias, expondo a mentalidade conservadora da população, que, segundo o autor, levaria à decadência da região. Por conta do livro, Monteiro Lobato ainda tem uma imagem polêmica na cidade.

Carvalho Artesanato

Carvalho Artesanato - Areias

Ao lado da Casa da Cultura, a Carvalho Artesanato é uma loja especializada em trabalho artesanal com madeira. As principais peças são as aves. São diversos pássaros de diferentes espécies e tamanhos. É um mais lindo do que o outro.

NanaNina Multifibras

NanaNina Multifibras

A NanaNina é uma loja especializada no artesanato com fibras, com destaque para os vasos, cestos, bolsas e luminárias. São todos produzidos de forma artesanal, usando principalmente a palha. A loja também tem outros objetos trabalhados com arames e metais.

Empório Sant’Ana

Empório Sant'Ana

Um lugar histórico e aconchegante para fazer uma pausa para o almoço. O Empório Sant’Ana fica na praça central da cidade, em um prédio histórico onde funcionou um antigo hotel.

Se hospedaram no local figuras como Monteiro Lobato, quando atuou como promotor de justiça em Areias, e Euclides da Cunha, quando trabalhou como engenheiro civil na cidade.

O restaurante tem uma área interna ampla e traz algumas referências do passado de Areias. A comida também é muito saborosa, com pratos bem servidos e ótimo preço.

Igreja Matriz de Sant’Ana

Igreja Matriz de Sant’Ana - Areias

A Igreja Matriz de Sant’Ana é a construção que mais se destaca no Centro Histórico de Areias. Cercada por casarões antigos, ela compõe um cenário que nos transporta para o passado rico da cidade.

É impossível passar por Areias e não se encantar com a vista da igreja surgindo no meio dos casarões históricos e das ruas de paralelepípedo.

A Igreja Matriz de Sant’Ana teve sua construção iniciada em 1792 e só foi concluída em 1874. Ela é cheia de detalhes escondidos e precisa ser observada com calma e atenção.

Um dos destaques é o sino importado da Bélgica e doado em 1863 pelo Major Manoel da Silva Leme, uma das figuras mais ricas da cidade. O sino tem mais de 1 tonelada e hoje está exposto dentro da igreja.

Hotel Sant’Ana

Hotel Sant’Ana

O Hotel Sant’Ana é uma hospedagem simples, mas de grande valor histórico. Esse é o hotel mais antigo em funcionamento ininterruptamente do Brasil, desde 1806. Ele já recebeu por algumas oportunidades membros da família imperial, como Dom Pedro I e a Princesa Isabel.

Foi também no Hotel Sant’Ana que aconteceu o último baile da família imperial fora do Rio de Janeiro, antes da Princesa Isabel assinar a Lei Áurea.

Mais recentemente, o hotel também foi cenário da série Cine Holliúdy, da TV Globo.

Figueira Histórica

Figueira Histórica de Areias

Considerada o marco zero de Areias, essa figueira tem mais história do que muita gente para contar. Ela era ponto de descanso dos tropeiros, que aproveitavam a sombra da árvore e a água fresca do rio para fazer uma pausa em suas jornadas.

Dom Pedro I também descansou na sombra da imponente figueira quando passou por Areias. Tem até uma placa com o registro dessa história e um busto do imperador em frente à árvore.

Outras figuras importantes da cidade, como Monteiro Lobato e Euclides da Cunha, também tinham o costume de aproveitar a sombra da figueira.

Angellito Arte Caffé

Em uma casa aconchegante na rua principal de Areias, o Angellito Caffé é um ótimo lugar para fazer uma pausa no meio da tarde. Indicamos muito provar um drink com café e experimentar os deliciosos cookies caseiros.

O Angellito Caffé também tem um espaço com exposição e venda de artesanatos feitos de biscuit, produzidos pelo proprietário da loja.

Mirante do Cristo

Mirante do Cristo de Areias

Em um dos pontos mais altos da cidade, o Mirante do Cristo oferece uma vista panorâmica de Areias e das montanhas da Serra da Bocaina e da Serra da Mantiqueira. Uma ótima dica é ver o pôr do sol do mirante e acompanhar as luzes da cidade se acendendo aos poucos.

Paradinha Pizzaria

Paradinha Pizzaria

Para fechar o primeiro dia, vale conhecer a pizza artesanal da Paradinha. Ela fica na entrada da cidade e tem um espaço bem amplo, com atendimento rápido e música ao vivo aos finais de semana. Achamos a pizza e os drinks muito bons. É uma ótima opção para um jantar em um ambiente mais descontraído.

DIA 2 – Leite, Cachaça e Queijo

No segundo dia em Areias, indicamos visitar a zona rural da cidade, fazendo um tour gastronômico e provando muitos produtos locais.

Casa do Maracujá

Casa do Maracujá

A Casa do Maracujá é um espaço charmoso e acolhedor em uma chácara na zona rural de Areias. É perfeita para quem busca uma experiência tranquila e saborosa. Tivemos o prazer de saborear um café da manhã com produtos artesanais feitos com o maracujá cultivado no sítio. 

Além disso, a Casa do Maracujá tem uma pequena lojinha onde vende geleias e outras iguarias artesanais.

Barão da Bocaina

Barão da Bocaina

O Barão da Bocaina é uma fazenda especializada na produção de leite e queijos artesanais. Você pode conhecer como é o processo de produção da fazenda, que adota um conceito de bem-estar animal para ter mais produtividade e qualidade no produto final. É possível visitar o curral, conhecer os bezerros e até fazer passeio a cavalo.

Ao final do tour, você será convidado a provar os queijos da Leiteria Bocaina, produzidos com o leite da própria fazenda. Já fica a dica para experimentar o queijo com manjericão, é espetacular. A visitação acontece aos sábados pela manhã e custa R$ 20 (jan/25).

Restaurante da Dona Maria

Restaurante da Dona Maria

O Restaurante da Dona Maria é aquele típico restaurante self-service com comida de fazenda. É uma opção perfeita para quem procura um almoço rápido e barato em Areias.

Buphanilb

Buphanilb

Uma fazenda que produz queijos e doce de leite artesanais com leite de búfala. O local fica às margens da Rodovia dos Tropeiros, tem fácil acesso e produtos de alta qualidade. Se der sorte, ainda é possível ver as búfalas pelo pasto.

Mirante de Areias

Mirante de Areias

O Mirante da Revolução Constitucionalista é um dos pontos imperdíveis de Areias, oferecendo uma vista panorâmica da Serra da Bocaina. A paisagem é incrível, com as montanhas se estendendo ao horizonte, criando um cenário perfeito para fotos. 

Mas o mirante não é apenas uma atração natural, ele também nos conecta com um capítulo importante da história do Brasil.

Situada na divisa com o Rio de Janeiro, Areias e as cidades vizinhas do Vale Histórico Paulista foram cenários de intensos confrontos durante a Revolução Constitucionalista de 1932. O mirante é um dos monumentos que lembram esse episódio histórico.

Alambique do Seu Jacó

Alambique em Areias

Mais do que um simples alambique, visitar a propriedade do Seu Jacó é uma experiência divertida. Você vai encontrar um senhor simples e brincalhão, que vai contar muitas histórias engraçadas e apresentar sua cachaça artesanal produzida de forma rústica e reconhecida por sua qualidade.

Rei da Tilápia

Rei da Tilápia

Para encerrar a visita por Areias, vale conhecer o Rei da Tilápia, um restaurante próximo do centrinho da cidade, com ambiente simples e bem amplo. O principal prato, claro, é a tilápia. Recomendamos experimentar a tilápia à parmegiana e o pirão.

Onde se hospedar em Areias

Ficamos na Maria Cândida Hospedaria, um charmoso casarão de 1860 com móveis antigos e muitos artigos originais. A casa tem um amplo jardim com árvores frutíferas e uma piscina para aproveitar os dias de calor.

A pousada conta com dois quartos de época e outro mais moderno, até com banheira. A localização também é perfeita, no coração do Centro Histórico de Areias.

Veja mais detalhes da Maria Cândida Hospedaria no Booking. Fazendo a reserva com nosso link, você contribui com a manutenção do blog, pois ganhamos uma pequena comissão com as reservas feitas a partir das nossas indicações.

Agência de turismo

Agência de Turismo em Areias

Para aprender todos os detalhes históricos de Areias e fazer um roteiro adaptado aos seus interesses, indicamos fechar o passeio com uma agência de turismo. Quem nos acompanhou nesta viagem e fez nosso roteiro foi a Zé Ferreira Tour, agência que opera na cidade e tem um ótimo atendimento.

Você pode entrar em contato com a Zé Ferreira Tour pelo Instagram ou pelo WhatsApp (12) 99606-7053. Se puder falar que foi uma indicação do Pegamos Uma Estrada, também vai ajudar bastante nosso trabalho.

Como chegar em Areias

Como chegar em Areias

Areias fica no Vale Histórico Paulista, a aproximadamente 250 km de São Paulo e 220 km do Rio de Janeiro. O acesso principal é pela Rodovia Presidente Dutra e pela Rodovia dos Tropeiros (SP-068).

O caminho mais rápido é passando por Queluz (SP), onde você vai pegar um trecho mais curto de rodovia simples e sair direto em Areias.

Porém, se o objetivo é aproveitar as paisagens das montanhas, sugerimos acessar a Rodovia dos Tropeiros por Cachoeira Paulista (SP) ou Barra Mansa (RJ). Essa rota oferece vistas espetaculares da Serra da Bocaina e passa por outras cidades históricas da região.

No texto do blog Entre Mochilas e Malinhas, você pode conhecer mais detalhes da Rodovia dos Tropeiros e de suas principais atrações.

Um comentário sobre “Areias (SP): melhores atrações, roteiro e dicas para conhecer a cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *