PiracicabaRoteirosSão Paulo

Roteiro de 1 dia em Piracicaba (SP): veja o que fazer na cidade

O que fazer em Piracicaba

Piracicaba (SP) é uma ótima cidade do interior de São Paulo para fazer um bate e volta com a família. A cidade tem muitas áreas verdes e as principais atrações são gratuitas e ficam no entorno do famoso Rio Piracicaba, em um circuito que pode ser feito a pé.

Fundada por conta da sua localização estratégica, em 1767, Piracicaba servia de ponto de apoio às embarcações que desciam o Rio Tietê, abastecia o forte de Iguatemi, na fronteira com o Paraguai, e também estava próxima de outros centros importantes, como Itu (SP).

Com solo fértil para a plantação, ela cresceu rapidamente e se tornou uma das maiores cidades do interior. Atualmente, tem quase 400.000 habitantes, se destaca pela produção de cana-de-açúcar e abriga o polo de agricultura da USP.

Confira abaixo quais atrações visitar em um bate e volta em Piracicaba.

O que fazer em Piracicaba

Elevador Turístico Alto do Mirante

Elevador Turístico Alto do Mirante

Localizado em uma ponte que passa por cima do Rio Piracicaba, o Elevador Turístico Alto do Mirante tem 24 metros e conta com vista panorâmica para o rio e para o centro da cidade.

A atração é gratuita, mas só funciona aos fins de semana e feriados, das 10h às 18h.

Parque do Mirante

Parque do Mirante

O Parque do Mirante fica às margens do Rio Piracicaba e tem vários pontos para observar a beleza e a força do rio por diferentes ângulos.

Na época de chuva, de novembro a março, é possível ver o fenômeno da piracema, período de desova dos peixes, quando eles sobem o rio dando saltos impressionantes. Nós visitamos a cidade em novembro e tivemos a sorte de ver essa exibição de gala.

O Parque do Mirante ainda abriga o Aquário Municipal. Com entrada gratuita, ele conta com mais de 2.000 peixes de mais de 70 espécies.

Parque do Engenho Central

Engenho Central de Piracicaba

O Parque do Engenho Central é um complexo turístico e cultural com teatro, pinacoteca, galpões para eventos, além de ser um museu a céu aberto. Ele funciona nas antigas estruturas do que foi o mais importante engenho do país.

Construído em 1881 pelo Barão de Rezende, o Engenho Central foi o primeiro do Brasil projetado para operar com máquinas. Mas por conta do alto custo de manutenção, ele foi vendido em 1899 para a Société de Sucreries Brésiliennes, quando atingiu uma produção anual de 100 mil sacas de açúcar e 3 milhões de litros de álcool.

Ele funcionou até 1974, quando a suas fazendas foram vendidas e o complexo industrial ficou sob os cuidados da Prefeitura. O prédio é tombado e considerado de utilidade pública desde 1989.

Ponte Pênsil

Ponte Pênsil de Piracicaba

Inaugurada em 1992, a Ponte Pênsil possui 103 metros de extensão e liga o Engenho Central à Avenida Beira Rio. É um ótimo lugar para observar o rio e tirar belas fotos. Também é o caminho mais fácil para ir ao próximo ponto da lista.

Museu da Água

Mais uma atração gratuita de Piracicaba, o Museu da Água funciona na antiga estação de captação, tratamento e bombeamento de água da cidade, construída em 1887.

O local ainda preserva a arquitetura original, com paredes de pedra, aquedutos e antigas tubulações. O museu funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Rua do Porto

Rua do Porto de Piracicaba

Centro gastronômico de Piracicaba, a Rua do Porto é um calçadão com vários restaurantes à beira rio. É o ponto perfeito para almoçar com vista para o Rio Piracicaba e aproveitar as feiras e eventos que acontecem ali aos finais de semana.

O prato mais tradicional é o peixe no tambor, que é assado de forma bem raiz, em um braseiro no próprio calçadão. Almoçamos no Restaurante Arapuca, o mais antigo da Rua do Porto, e indicamos pedir também o cuscuz paulista, preparado até com camarão.

Parque da Rua do Porto

Parque da Rua do Porto

Uma enorme área verde bem preservada para passear ou fazer um piquenique em família. O Parque da Rua do Porto tem parquinho, lago com pedalinho, caiaque, pista de caminhada, além de estrutura com bebedouros e banheiros. Ele fica atrás da Rua do Porto e funciona todos os dias, das 6h às 22h.

Catedral Santo Antônio de Piracicaba

Catedral Santo Antônio de Piracicaba

Inaugurada em 1959, no estilo neorromântico, a Catedral Santo Antônio de Piracicaba foi projetada por Benedito Calixto Neto, o mesmo arquiteto responsável pela construção do Santuário Nacional de Aparecida.

Como chegar em Piracicaba

Como chegar em Piracicaba

Piracicaba fica a 160 km e a 2 horas de São Paulo (SP). O trajeto até a cidade é bem simples e passa por estradas em ótimas condições, como as rodovias dos Bandeirantes e Luiz de Queiroz.

É possível fazer a viagem de ônibus, com linhas que saem diariamente da Rodoviária do Tietê. Nós fizemos a viagem com a Mobifácil, plataforma online de venda de passagens de ônibus que reúne viações tradicionais do mercado, incluindo a Piracicabana.

Quando visitar Piracicaba

Rio Piracicaba

É possível visitar Piracicaba o ano todo, mas dependendo da época, você vai encontrar o famoso rio de um jeito.

De abril a outubro, o rio estará mais baixo, com as pedras do fundo aparentes. Já de novembro a março, na época de chuva, o rio fica cheio e com águas barrentas. É nessa época que acontece o fenômeno da Piracema, período de reprodução dos peixes, quando eles sobem o rio com belos saltos para desovar nas nascentes.

Deixe um comentário