CunhaGastronomiaSão Paulo

Restaurante do Gnomo: uma viagem gastronômica por Cunha (SP)

Restaurante do Gnomo

Viajar é uma excelente oportunidade para conhecer restaurantes diferentes e a cozinha local dos lugares que visitamos. Quando fomos a Cunha (SP), não foi diferente. A cidade tem uma ótima gastronomia e não faltam restaurantes para enaltecer os produtos do Vale do Paraíba. Quando estávamos programando a viagem (veja mais detalhes aqui), um restaurante chamou atenção: o dO Gnomo Restaurante & Petiscos.

Ele foi nossa última parada em Cunha e fechou a viagem com chave de ouro. Quando chegamos, demos de cara com um espaço verde, uma casinha vermelha e mesas no jardim. Fomos recepcionados pelo Gnomo – sim, um gnomo mesmo, vestido à caráter, chamado Caio Penteado, o dono do restaurante. Muito simpático, ele nos apresentou o restaurante, explicou o cardápio e a proposta da casa. O dO Gnomo trabalha com produtos regionais, como truta, shitake e pinhão, valorizando os produtores locais, e segue a linha do slow food. Portanto, chegue lá sem pressa.

As mesas ficam todas do lado de fora (na varanda ou embaixo das árvores) e você pode esperar a comida relaxando nas redes debaixo do bambuzal ou simplesmente apreciando o jardim e seu mini lavandário. O espaço ainda conta com uma área para crianças e uma vendinha com lembranças e produtos locais.

Comida

Pratos do Restaurante do Gnomo
Pratos que pedimos no dO Gnomo Restaurante

Pedimos o prato “Truta à moda do Gnomo” – filé de truta enrolado com muçarela de búfala e filé de truta grelhado com molho de pinhão, purê de banana prata e arroz negro ao vinho branco – e também o “Guisado Kuwaden” – guisado da paleta de cordeiro (marinado no vinho tinto, alho e hortelã, e assado em baixa temperatura) refogado com shitake na manteiga, vinho tinto, alecrim e flambado no conhaque, purê de banana prata e geleia agridoce de pimenta. Foi com certeza uma das melhores comidas que experimentamos na vida. A truta estava divina!

Visitamos outros restaurantes em Cunha, mas depois que provamos os pratos do Gnomo, ficou claro por que ele é um restaurante tão procurado. Os pratos são saborosos e aproveitam muito bem os ingredientes locais. A experiência de ser recepcionado pelo dono, ouvir a história do restaurante e ver como ele é feliz servindo as pessoas, foi única. Sentimos todo esse carinho na comida. Valeu a pena cada garfada!

dO Gnomo Restaurante

Endereço: Estrada do Ribeirão, 2300, Ribeirão – Cunha (SP)
Funcionamento: Quinta a segunda-feira, das 12h30 às 18h
De preferência com reservas, por conta da pandemia. Caso você prefira outros horários, entre em contato por telefone, Facebook ou WhatsApp
Telefone: (12) 99734-8869 / (12) 99759-0532

One thought on “Restaurante do Gnomo: uma viagem gastronômica por Cunha (SP)

Deixe um comentário