Museu Imperial: visita imperdível em Petrópolis

Se você está planejando visitar a charmosa cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, uma parada obrigatória é o Museu Imperial. Localizado no coração do centro histórico, o museu é um dos mais importantes do Brasil. Ele tem o maior acervo do império brasileiro, com cerca de 300 mil itens.
Neste post, vamos explorar a história do prédio, o que você encontra lá dentro e por que essa atração merece estar no seu roteiro em Petrópolis.
História do Museu Imperial de Petrópolis

O edifício que hoje abriga o Museu Imperial foi originalmente construído para ser o Palácio de Verão de Dom Pedro II, no século XIX. O imperador se encantou com o clima ameno e a natureza exuberante da região, transformando Petrópolis em sua residência oficial durante os meses mais quentes do ano.
Projetado em estilo neoclássico, o palácio foi construído entre 1845 e 1862, com mão de obra escravizada e materiais importados da Europa. Após a Proclamação da República, o prédio passou por vários usos até ser transformado, em 1943, no Museu Imperial, após um decreto assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.
O que visitar no Museu Imperial
1. Palácio

O Palácio Imperial abriga exposições que contam o cotidiano da Família Imperial, incluindo uma vasta coleção de manuscritos, correspondências originais, mobiliário da época, pinturas, joias e objetos pessoais da realeza.
Entre os itens mais impressionantes estão a coroa, o traje majestático e o trono Dom Pedro II, e a coroa e o cetro Dom Pedro I. Outro item que chama a atenção é a caneta usada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.
Curiosidade: durante a visita, é preciso calçar pantufas para preservar os pisos originais de mármore e madeiras nobres do Palácio.
2. Pavilhão das Viaturas

O Pavilhão das Viaturas fica ao lado do Palácio, onde originalmente era a despensa da Família Imperial. O prédio abriga viaturas do século XIX, incluindo a carruagem de gala de Dom Pedro II, fabricada na Inglaterra, e a Locomotiva que operou na estrada de ferro que ligava Petrópolis ao Rio de Janeiro.
Na sala principal, encontra-se o quadro “Batalha de Campo Grande”, pintado por Pedro Américo em 1871, que retrata a batalha que aconteceu na Guerra do Paraguai.
3. Jardins

Além das exposições internas, você pode explorar os jardins do palácio, projetados pelo paisagista francês Jean-Baptiste Binot, com auxílio de Dom Pedro II. Com lagos, esculturas e jardins floridos, é ótimo para contemplação e também rende belíssimas fotos.
Museu Imperial de Petrópolis
- Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro, Petrópolis – RJ
- Ingressos: R$ 10 (maio/25), com pagamento apenas em dinheiro. Entrada gratuita às quartas-feiras.
- Horários de visitação:
Palácio e Pavilhão das Viaturas: terça-feira a domingo, das 10h às 18h (limite de entrada até às 17h30)
Jardins: terça-feira a domingo, das 7h às 18h (fechamento dos portões às 17h15)
Por que visitar o Museu Imperial?

Visitar o Museu Imperial é uma experiência enriquecedora para quem quer mergulhar na história do Brasil. O acervo é impressionante e o prédio já é um espetáculo à parte.
Se você está montando seu roteiro por Petrópolis, essa atração deve estar na sua lista. Ela é um verdadeiro símbolo da Cidade Imperial e muito importante para aprender mais da nossa história.
Neste outro texto, você contra nossa roteiro de 2 dias para conhecer Petrópolis: O que fazer em Petrópolis (RJ) – Roteiro de 2 dias na Cidade Imperial
Este post faz parte de uma blogagem coletiva, iniciativa em que blogs fazem posts de um tema em comum e publicam o texto no mesmo dia e horário. Você pode conferir os demais textos desta ação abaixo.
- Entre Mochilas e Malinhas: Museu do Ipiranga e Parque da Independência em São Paulo
- O Berço do Mundo: Mosteiro de Santa Clara | Tordesilhas
- Destinos Por Onde Andei…: Museu Chileno de Arte Precolombino, Santiago
- 365 dias no mundo: Como não pagar bilhete nos Museus em Portugal
- Chicas Lokas na Estrada: Museu da Gente Sergipana e Largo da Gente Sergipana
- Tá indo pra onde? Os melhores museus de Malta – Valeta e outras cidades
Pingback: COMO NÃO PAGAR BILHETE NOS MUSEUS EM PORTUGAL
Para começar, só o lindo edifício já merece a viagem. O D. Pedro II tinha bom gosto. E que bom que preservaram o edifício com dignidade, transformando-o no museu imperial. Tenho muita pena de não ter visitado Petrópolis, no ano que morei no Brasil. Espero um dia visitar esse recanto lindo
O Museu Imperial é mesmo um passeio imperdível em Petrópolis! Uma aula de História do Brasil que não vemos em outros lugares. Mas dizem que a verdadeira razão de Petrópolis existir era porque a corte imperial queria fugir da febre amarela que assolava o Rio de Janeiro rsrs
Nunca fui a Petrópolis, mas agora fiquei muito curiosa. O Palácio parece impressionante e mostra como reis e imperadores não olhavam a meios na hora de construir palácios.
Que lindo o Museu Imperial, em Petrópolis, sou louca para visitá-lo, espero ter oportunidade de ver de perto o acerto tão rico e importante de nossa história.
Ótima dica para quem visita Petrópolis, sugestão anotada, obrigada.