Descubra Torrinha (SP): natureza e cultura no interior de São Paulo

Pedra de Torrinha

Já ouviu falar de Torrinha (SP)? Essa cidadezinha charmosa com menos de 10.000 habitantes ainda está fora do radar do turismo, mas guarda belas paisagens e cachoeiras, e preserva muito bem sua história e cultura.

Localizada no centro do estado, entre as conhecidas Brotas (SP) e São Pedro (SP), Torrinha é um convite à tranquilidade, com aquele clima pacato de interior que mistura prosa na praça e gente hospitaleira.

Conheça o que fazer em Torrinha em um fim de semana, incluindo pontos turísticos, cultura e dicas de onde comer e se hospedar.

No YouTube, você pode conferir mais do nosso roteiro de 2 dias em Torrinha. Aproveite para se inscrever no canal e acompanhe todas as nossas aventuras por lá.

O que fazer em Torrinha (SP)

Centro de Torrinha

Paróquia São José de Torrinha

O centro de Torrinha carrega o charme de uma cidade do interior. Com casas antigas, comércios em volta da Igreja Matriz e pessoas reunidas para prosear na praça, o centrinho é ótimo para dar uma volta a pé.

Em frente à praça principal fica a Paróquia São José, igreja construída em 1910, com uma fachada imponente e uma bela escadaria.

Um quarteirão para baixo, um posto Texaco antigo de 1938 se destaca em uma das esquinas mais movimentadas da cidade. Apesar de estar fechado, é uma verdadeira relíquia preservada e ponto muito legal para tirar fotos.

Estação Ferroviária de Torrinha

Estação Ferroviária de Torrinha

Inaugurada em 1886, a Estação Ferroviária de Torrinha foi fundamental para o desenvolvimento do município. Além de escoar o café produzido na cidade, ela ligava Torrinha a cidades vizinhas importantes, como Jaú e Bauru. A estação ainda foi o local onde a maioria das famílias desembarcou para trabalhar e desenvolver a cidade.

O prédio atual é de 1924 e foi recentemente reformado, mantendo as características originais. Hoje, ele recebe eventos culturais e abriga uma exposição com os tradicionais bonecões do Carnaval de Torrinha, muito famoso na região.

Destilaria Octaviano Della Colletta

A Destilaria Octaviano Della Colletta une inovação e sustentabilidade para produzir cachaças de alta qualidade e em um sistema de cultivo orgânico. É uma parada imperdível para quem curte bebida e quer conhecer uma nova geração de cachaças brasileiras.

A visita é uma verdadeira experiência sensorial. Além de conhecer todo o processo de produção e andar pelas instalações, você pode fazer no final a degustação das cachaças das marcas Alzira e Cê. São produtos com características diferentes, que podem ser usados de várias maneiras.

O tour termina em uma representação da casa da Alzira, a senhora que dá nome à cachaça e avó de um dos fundadores da destilaria. Alzira foi uma mulher à frente do seu tempo, que desafiava os costumes de uma cidade do interior. Esposa de Octaviano Della Colletta, ela viveu em Torrinha e era conhecida por ser uma mulher alegre, carismática e de personalidade forte.

Para agendar uma visita à destilaria, entre em contato pelo WhatsApp: (14) 99756-5138.

Cachoeiras de Torrinha

Cachoeira Bom Sucesso
Cachoeira Bom Sucesso

Torrinha tem cachoeiras lindas e pouco conhecidas, ideais para quem busca se conectar com a natureza.

  • Cachoeira Bom Sucesso: com uma pequena d’água e uma piscina natural ótima para se refrescar, é a única cachoeira com estrutura na cidade. Ela tem um espaço com mesas, cadeiras, churrasqueira e até boia para entrar na água. O acesso é fácil, sem trilha, e a entrada custa R$ 25 (abr/25).
  • Cachoeira do Mira: também com fácil acesso e sem trilha, a Cachoeira do Mira tem características parecidas com a Cachoeira Bom Sucesso. Porém, não tem estrutura para os turistas. O acesso é gratuito.
  • Cachoeira do Bissoli: é um complexo com as cachoeiras mais bonitas de Torrinha. O acesso é um pouco mais difícil, com uma trilha moderada para chegar nas últimas cachoeiras. Mas o esforço é recompensado por um cenário impressionante, com quedas d’água de até 50 metros envoltas por rochas. A entrada custa R$ 25 (abr/25).

Mosteiro do Paraíso

O Mosteiro do Paraíso é um lugar de paz e tranquilidade. Ele tem amplos jardins, lago e diferentes capelas ao ar livre. O destaca é o Santuário da Figueira, uma igreja que fica embaixo de uma figueira centenária, famosa por receber casamentos.

Mesmo quem não é religioso se encanta com o clima de paz, os jardins bem cuidados e a arquitetura cheia de simbolismo das construções. Se der sorte, você pode encontrar o Padre Nilton, um senhor simpático que transmite muita paz, responsável por administrar o mosteiro.

A visitação é gratuita e o local tem uma cafeteria com produtos produzidos pelos próprios monges. Eles também servem almoço em um grande salão aos finais de semana.

Onde se hospedar em Torrinha

Pousada Mãe Terra

Para você que busca tranquilidade, a Pousada Mãe Terra é o lugar certo para relaxar em Torrinha. Ela fica no alto de um morro, é cercada pelo verde e tem uma vista privilegiada para a região. É um cenário perfeito para descansar com o som dos pássaros e das árvores balançando.

A pousada tem um clima super acolhedor, com poucos quartos, o que deixa a experiência mais exclusiva, redes na varanda e uma salinha coletiva de TV.

Os quartos são espaçosos e confortáveis, contam com um bom chuveiro, e o café da manhã é muito bom, recheado de opções.

A pousada fica a menos de 10 minutos do centro de Torrinha e próxima de atrações como a Cachoeira Bom Sucesso e o Mosteiro do Paraíso.

Clique aqui para ver mais detalhes e fazer sua reserva na Pousada Mãe Terra.

Onde comer em Torrinha

Restaurante Bela Vista

Restaurante Bela Vista

Ideal para um almoço, o restaurante tem vista para a famosa Pedra de Torrinha, uma formação rochosa que dá nome à cidade por parecer uma torre pequenininha em cima de um morro.

O restaurante é bem amplo e conta com playground e um mirante lindo para tirar fotos da região conhecida como Serra do Itaqueri.

O Restaurante Bela Vista funciona aos finais de semana para almoço e happy hour. Aos sábados, ele serve pratos à la carte e porções, e aos domingos funciona no esquema self-service.

Bar e Restaurante Óio Trem

Bar e Restaurante Óio Trem

Com ambiente descontraído, tem um cardápio variado, que vai de porções e lanches a pizzas e pratos completos. O Bar e Restaurante Óio Trem fica no centro de Torrinha, tem música ao vivo aos finais de semana e é uma ótima opção para encerrar o dia com uma cervejinha.

La Margarita

La Margarita - Café Tacos

A La Margarita é um restaurante familiar comandado pela colombiana Sandra. Ela abre sua casa para receber os turistas em um espaço encantador. Você pode ficar no quintal, na varanda ou dentro da casa da própria Sandra. Todos os espaços são decorados com um toque latino.

A especialidade da casa é a comida mexicana, que já foi até premiada em festivais da região. Sim, comida mexicana feita por uma colombiana morando no Brasil. Essa mistura cultural tem resultado em uma comida muito saborosa.

O restaurante funciona como um café aos finais de semana, das 14h às 18h, e abre para o jantar de sexta-feira a domingo, das 18h às 21h.

Onde fica Torrinha

Letreiro de Torrinha

Torrinha fica no centro do estado de São Paulo, a cerca de 260 km da capital, com fácil acesso aos turistas de todas as regiões do estado.

Saindo de São Paulo, o caminho mais comum é ir até Brotas pelas rodovias dos Bandeirantes (SP-348) e Washington Luís (SP-310), e depois seguir para Torrinha.

A estrada é toda asfaltada e está em ótimas condições. Se quiser combinar com outros destinos, é possível ainda montar um roteiro junto com Brotas, Jaú ou São Pedro.

Temos um texto aqui no blog sobre Brotas, com dicas e melhores atrações da cidade. Você pode conferir aqui: O que fazer em Brotas (SP): melhores atrações para sua viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *