Bate e volta em Joanópolis (SP): roteiro com cachoeira, aventura e gastronomia

Joanópolis (SP) é aquele tipo de destino apaixonante que mistura natureza, aventura e até lendas urbanas. Localizada em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, a cidade é conhecida como a “Capital do Lobisomem”, por conta das muitas histórias de avistamentos contadas pelos moradores.
A imagem do bicho está presente em todos os pontos da cidade. De lojas e pinturas na parede a pessoas fantasiadas, vimos representações do lobisomem em todos os lugares que visitamos.

Com cachoeiras, mirantes, laticínios e alambiques artesanais, Joanópolis é o destino ideal para um bate e volta cheio de sabor e aventura. Montamos um roteiro completinho com as principais atrações que cabem em um dia de viagem.
Gravamos também um vídeo com o nosso roteiro de bate e volta em Joanópolis, mostrando todas as atrações que estão no texto. Assista agora e aproveite para se inscrever no nosso canal. Assim você acompanha nossas próximas viagens e ajuda a gente a continuar pegando estrada por aí.
Como chegar em Joanópolis

A cerca de 120 km de São Paulo (SP), o trajeto até Joanópolis leva cerca de 2 horas. O caminho mais comum é pela Rodovia Fernão Dias (BR-381) até a altura de Atibaia (SP), acessando depois a Rodovia Dom Pedro I (SP-065) e a SP-036, passando por Piracaia (SP).
As estradas são asfaltadas e bem sinalizadas, inclusive até a Cachoeira dos Pretos, principal atração da cidade que fica um pouco afastada do centro. Vale destacar também que o sinal de celular pode oscilar em alguns trechos.
Roteiro de bate e volta em Joanópolis
Cachoeira dos Pretos

Com impressionantes 154 metros de queda d’água, a Cachoeira dos Pretos é a segunda maior do estado de São Paulo e o cartão postal de Joanópolis. O acesso é por estrada asfaltada e há estacionamento no local. A entrada do parque é gratuita, mas o estacionamento custa R$ 15 (fev/25).
Além de admirar a cachoeira, dá para aproveitar as piscinas naturais que se formam no parque e também comer por lá. A estrutura é simples, mas bem organizada. Tem restaurantes, lanchonetes, banheiros, lojinhas de artesanato e o famoso passeio de boia cross (leia mais abaixo).

Outra atração na Cachoeira dos Pretos é a Casa do Lobisomem, local onde fica uma pessoa fantasiada de lobisomem, fazendo a alegria (ou o terror) de adultos e crianças que passam por ali.
A dica é chegar cedo para aproveitar tudo com mais tranquilidade, principalmente nos fins de semana, e ter tempo de visitar outros pontos da cidade.
Boia Cross de Joanópolis

O boia cross de Joanópolis foi uma das atividades mais divertidas que já fizemos. São cerca de 3,5 km e 45 minutos de descida pelo Rio Cachoeira em cima de uma boia inflável, passando por pequenas corredeiras.
O início é com emoção e um pouco caótico, mas depois o passeio fica bem tranquilo e contemplativo. É uma atividade bem legal para fazer em família, inclusive com crianças.
Sugerimos fazer o passeio com o Restaurante Cachoeira, que fica em frente à entrada da Cachoeira dos Pretos e tem boias verde e amarelas. A atividade custa R$ 30 (fev/25).
Alambique Quinta Benedito

A Quinta Benedito é um lugar para quem ama produtos artesanais com um bom preço. O local é uma mistura de alambique, vinícola e empório, com degustações de vinhos, cachaças e licores.
A estrutura é bem simples, mas os produtos são de qualidade. Para chegar à Quinta Benedito, é preciso pegar uma estradinha de terra de 1 km. Ela fica entre a Cachoeira dos Pretos e o centro de Joanópolis.
Laticínios Pé da Serra

O Laticínios Pé da Serra é parada obrigatória para abastecer a geladeira com várias delícias. São diversos tipos de queijos, iogurtes e doces em uma loja bonita e bem organizada.
Além da venda de laticínios, ela tem uma lanchonete na área interna, uma sorveteria na área externa e um espaço para degustação dos produtos.
O Laticínios Pé da Serra funciona todos os dias, das 8h às 18h. A loja tem fácil acesso, estacionamento amplo e ótimo atendimento.
Mirante Alto do Juquitão

Na mesma estrada da Cachoeira dos Pretos e do Laticínios Pé da Serra, o mirante é o último ponto de parada antes de voltar para o centro de Joanópolis. Ele tem vista para a cidade e para as montanhas da Serra da Mantiqueira. O mirante fica em um recuo na beira da estrada e tem um deck com o letreiro da cidade.
Paróquia São João Batista

Localizada no coração da cidade, a Igreja Matriz de Joanópolis teve sua construção em 1898 e hoje domina a paisagem da Praça Padre Domingos Segurado. Internamente, a igreja é muito bonita, com belas pinturas e vitrais.
Vale curtir também o clima tranquilo da praça, com bancos para descansar e um coreto de frente para a igreja.
Onde se hospedar em Joanópolis
Se quiser aproveitar o clima pacato de Joanópolis por mais tempo, vale considerar passar uma noite na cidade. São várias opções de pousadas em meio à natureza e hospedagens com vista para as montanhas.
Clique aqui para ver as principais opções de hospedagem e fazer sua reserva com descontos pelo Booking.