São Bernardo do CampoSão PauloTrilhas

Trilha da Cachoeira da Torre: aventura pelas escarpas da Serra do Mar

Trilha da Cachoeira da Torre

A Trilha da Cachoeira da Torre é um daqueles lugares para quem gosta de se aventurar em meio à natureza. Ela faz parte do Roteiro Aventura do Parque Caminhos do Mar e está localizada em São Bernardo do Campo (SP). A trilha é de nível moderado e percorre as escarpas da Serra do Mar, passando por diferentes cenários da Mata Atlântica.

O destino final é um espaço com piscinas naturais e uma queda d’água de 130 metros com vista para as montanhas verdes da Serra Mar.

Vista Cachoeira da Torre

A trilha tem um total de 9 km (ida e volta) e dois trechos bem distintos. A primeira metade é a céu aberto e passa por um terreno plano, com vegetação mais rasteira e alguns pontos bem enlameados. E não se preocupe em desviar da lama, porque sujar o pé é inevitável.

Botas sujas de lama

Já a segunda parte não tem lama, mas é preciso atravessar seis morros, dois deles mais íngremes, que exigem mais atenção na caminhada e um melhor preparo físico. Por outro lado, esse trecho já tem mais cara de Mata Atlântica, com uma vegetação mais densa e uma caminhada protegida do sol pela copa das árvores.

Depois de passar por esses dois trechos e caminhar 4,5 km, chegamos na Cachoeira da Torre. Ela fica no topo da Serra do Mar e tem uma vista impressionante para as montanhas.

O espaço tem piscinas naturais no meio de pedras, onde podemos aproveitar a água do Rio do Ouro para relaxar em uma hidromassagem natural, se aventurar pulando de 3 metros direto no rio ou apenas curtir a paisagem. O lugar também rende várias fotos lindas em um cenário cercado de verde.

Piscina natural da Cachoeira da Torre

Todo o trajeto é feito com guias do parque. Eles explicam tudo sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica e contam curiosidades históricas do parque. A trilha completa tem duração média de 6 horas, contando o tempo de permanência na cachoeira.

> Clique aqui e confira mais atrações do Parque Caminhos do Mar

Como fazer a Trilha da Cachoeira da Torre

Cachoeira da Torre

Para fazer a Trilha da Cachoeira da Torre é preciso comprar o ingresso do Parque Caminhos do Mar e realizar o agendamento com pelo menos três dias de antecedência pelo WhatsApp (11) 97279-5616 ou pelo e-mail caminhosdomar@parquetur.com.br.

Endereço: Rodovia Caminho do Mar, km 42 – Alto da Serra – São Bernardo do Campo (SP)
Ingresso: R$ 40
Estacionamento: R$ 25

O que levar para a trilha

Dicas para fazer a trilha

Como boa parte da trilha é feita a céu aberto, indicamos fortemente utilizar protetor solar e boné ou chapéu. O uso de repelente também é uma boa opção para afastar os mosquitos.

Bastão de caminhada e bota de trilha são recomendáveis, principalmente para enfrentar as partes enlameadas e mais íngremes, mas algumas pessoas fizeram a trilha com tênis de caminhada sem maiores dificuldades.

O que não pode faltar é uma garrafa de água e aquela comidinha leve, como um lanche natural, barrinhas de cereal ou uma fruta para recarregar as energias.

Trilha clandestina

Conhecida pelos moradores da região, existe uma trilha clandestina que leva à Cachoeira da Torre, que obviamente não é recomendável.

O principal problema é a segurança. Na trilha clandestina você precisa passar por muitas pedras escorregadias e atravessar o rio por algumas vezes, o que torna o caminho perigoso. Além disso, sempre há a possibilidade de assaltos, já que nunca se sabe quem você pode encontrar pelo caminho.

Ao chegar na Cachoeira da Torre, muitas pessoas também se arriscam perto do penhasco, onde já aconteceram alguns acidentes fatais. Já com os guias do Parque Caminhos do Mar, recebemos todas as orientações sobre como circular em segurança na área. Em caso de acidentes, também temos todo o apoio dos monitores.

Vale destacar ainda que os guias são orientados a chamar a polícia ambiental quando encontram pessoas fora do grupo oficial do parque. E quem for pego pela polícia fazendo a trilha de forma clandestina pode ser autuado por invasão de área de proteção ambiental.

2 thoughts on “Trilha da Cachoeira da Torre: aventura pelas escarpas da Serra do Mar

Deixe um comentário