Templo Zu Lai: como visitar o maior templo budista da América do Sul
O Templo Zu Lai é uma ótima opção de passeio gratuito para quem busca um lugar de paz, harmonia e muita natureza. Localizado em Cotia (SP), a 40 minutos de São Paulo (SP), ele é o maior templo budista da América do Sul e o primeiro templo da ordem budista Fo Guang Shan da América Latina.
É um lugar incrível, cercado por belos jardins, onde podemos aprender mais sobre a cultura budista, ao mesmo tempo que contemplamos a arquitetura e a perfeição de cada detalhe do templo.
Ele foi fundado em 1992 e sua edificação atual, com 10.000 m², foi concluída em 2003. O projeto foi inspirado no estilo arquitetônico oriental dos palácios da dinastia chinesa Tang, considerada a época de ouro da China, com elementos da arquitetura ocidental contemporânea. Os trabalhos foram desenvolvidos por arquitetos chineses, taiwaneses, japoneses e brasileiros.
Como é a visita ao Templo Zu Lai
Com uma área total de 150.000 m², o Templo Zu Lai pode ser dividido entre o espaço do templo e os jardins externos.
A área do templo tem um grande pátio retangular, cercado pelas estruturas de estilo oriental que faz brilhar os olhos dos visitantes pela perfeição de cada detalhe.
Para chegar no pátio, é preciso subir a escadaria que leva ao portal de entrada da área do templo. O lugar dá acesso ao espaço de cerimônias, chamado de Sala do Grande Herói, a outras salas de meditação e ao Museu de Arte Budista (aberto aos domingos). O local também tem uma loja de lembrancinhas e artigos religiosos voltados ao budismo, além de uma cafeteria e um restaurante.
O restaurante do Templo Zu Lai funciona apenas aos finais de semana e feriados, das 12h às 14h30. O almoço é servido em um buffet com pratos quentes e frios, que custa R$ 45,00 (adultos) e R$ 25,00 (crianças entre 2 e 8 anos). Bebidas e sobremesa são cobrados à parte. Ao lado do refeitório ainda há um playground para crianças.
Toda a estrutura do Templo Zu Lai é cercada por lindos jardins que transmitem paz e serenidade. Eles foram projetados para que as pessoas possam caminhar tranquilamente e apreciar as estátuas de Buda espalhadas pelo entorno.
Nessa área verde é possível encontrar pequenas trilhas cercadas por árvores e bambuzais, belos jardins e um espaço com um lago de carpas e uma ponte no estilo oriental. É realmente um lugar de muita paz e tranquilidade.
Atividades no Templo Zu Lai
Além de visitar o templo e apreciar os seus jardins, você pode conhecer mais sobre a cultura budista e participar de atividades como, palestras, cerimonias, retiros, cursos de Tai Chi Chuan, Kung Fu e meditação, e até aprender chinês. Para se inscrever, acesse o site do Templo Zu Lai.
Como visitar o Templo Zu Lai
O Templo Zu Lai abre para visitação às sextas-feiras, das 12h às 17h, e aos finais de semana, das 9h30 às 17h, com limite de 500 pessoas por vez. A entrada e o estacionamento são gratuitos, sendo permitidos apenas veículos de passeio. Há vagas preferenciais próximas ao templo. Ônibus e vans devem estacionar do lado de fora.
Por se tratar de um espaço religioso, é preciso seguir algumas regras para acessar as dependências do templo. A administração recomenda evitar roupas com decote, regatas, bermudas e shorts, e usar com moderação câmeras fotográficas. Clique aqui para conferir a lista de permissões e restrições.
Como chegar no Templo Zu Lai
O Templo Zu Lai está localizado na Estrada Fernando Nobre, 1461, no Parque Rincão, em Cotia (SP). Ele fica a 40 km do Centro de São Paulo e é possível chegar lá de carro ou de ônibus.
De carro
Dirija pela Rodovia Raposo Tavares, sentido interior, até o km 28,5 e acesse a Estrada Fernando Nobre. Depois é só seguir por 1 km até chegar ao Templo Zu Lai. Há placas indicativas no caminho.
De ônibus
O trajeto mais mais fácil é saindo da Estação Butantã do Metrô (Linha Amarela). Vá até o ponto de ônibus que fica atrás da estação, na Praça Waldemar Ortiz. Pegue qualquer ônibus ou van com destino a Cotia e desça no km 29 da Rodovia Raposo Tavares.
Depois é preciso caminhar poucos metros até a Estrada Fernando Nobre e andar por cerca de 1 km até chegar no templo. A caminhada leva em torno de 20 minutos.