O que fazer em São Francisco Xavier (SP)
São Francisco Xavier (SP) é um destino ainda pouco conhecido, mas que faz todos os visitantes se apaixonarem por suas belezas naturais e pela simplicidade do seu povo.
São Xico, como também é conhecido, é um distrito de São José dos Campos (SP), que fica coladinho com Minas Gerais. Seu centrinho se resume a Rua XV de Novembro, onde você encontra tudo o que precisa. Restaurantes, padarias, mercadinhos, farmácias, ateliês e praça da igreja, tudo fica ali.
Mas as suas principais atrações são as atividades na natureza e a gastronomia. É um destino perfeito para curtir um fim de semana ou feriado e relaxar no friozinho das montanhas.
O que fazer em São Francisco Xavier
Mirante Pedra de São Francisco
Também conhecido como Pedra do Porquinho, o Mirante Pedra de São Francisco é um conjunto de pedras que fica no alto de uma montanha com vista panorâmica para a Serra da Mantiqueira.
Embora fique 16 km afastado da cidade (10 km por uma estrada de terra), não é preciso fazer trilha para chegar no mirante. O espaço também conta com estacionamento, restaurante, café e lojinha com produtos caseiros.
Endereço: Estrada do Rio Manso, 1559, Travessa 16 – Monteiro Lobato (SP)
Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
Trilha da Pedra da Onça
Com uma das paisagens mais impressionantes de São Francisco Xavier, a Pedra da Onça fica no pico de uma montanha com vista para Serra da Mantiqueira. Do topo, é possível enxergar as cidades de São José dos Campos, Caçapava e Taubaté, que ficam a mais de 50 km de distância.
A trilha da Pedra da Onça tem 11 km (ida e volta) e a maioria do caminho é feito em meio à mata fechada. Apesar de longo, o percurso é autoguiado e só exige um físico melhor no terço final, quando fica mais íngreme. Contemplar a vista depois da trilha é recompensador e premia todo o esforço da subida.
> Veja aqui o guia completo para fazer a trilha da Pedra da Onça
Cachoeira Pedro David
Com acesso gratuito e próxima do centro, a Cachoeira Pedro David fica dentro de um parque público e bem conservado. Há espaço para fazer piquenique, playground para crianças, banheiro, vestiário e uma pequena trilha pavimentada até a cachoeira. A queda d’água é pequena, mas dá para aproveitar e nadar na piscina natural que se forma ali. É um lugar que geralmente fica cheio, principalmente em dias quentes.
Pouso do Rochedo
Pousada com várias trilhas fáceis e autoguiadas, que levam a mirantes e cachoeiras. A visitação custa R$ 30 (atualizado em 2021) e é possível se hospedar lá. Neste caso, o passeio pelas trilhas e cachoeiras é gratuito. O Pouso do Rochedo é uma boa opção para fazer diversas atividades em um só lugar.
Bruxinhas do Mato
É o lugar para você ter o seu dia de princesa. A Bruxinhas do Mato é um spa onde é possível fazer diversos tipos de banhos com ervas, massagem, reflexologia, entre outros tipos de terapias. É um local para relaxar e curtir um dia de beleza no meio da natureza.
Mantiqueira Ecoaventura
A Mantiqueira Ecoaventura é uma empresa que promove diversas atividades de ecoturismo em São Francisco Xavier, como rapel na cachoeira, acqua ride, boia cross, trilhas e travessias.
Onde comer em São Francisco Xavier
Nossa experiência gastronômica em São Francisco Xavier foi surpreendentemente boa. Apesar de pequeno, o distrito tem ótimas opções de restaurantes, desde espaços mais sofisticados até lugares mais simples.
Restaurante João de Barro
Restaurante de comida contemporânea no centro de São Francisco Xavier. É bem decorado, charmoso e com atendimento rápido. Os pratos são muito bem preparados e saborosos.
Dica: experimente a truta com molho de cogumelos frescos e cuscuz marroquino. É deliciosa!
Endereço: Rua XV de Novembro, 41, Centro – São Francisco Xavier (SP)
A Soberana Comida Caipira
Com ambiente rústico e familiar, A Soberana Comida Caipira funciona no quintal de uma casa no centro da cidade. A cozinha fica no próprio quintal e a comida é preparada no fogão a lenha. O carro chefe da casa é a comida caipira do simpático cozinheiro Edu.
Endereço: Rua XV de Novembro, 297, Centro – São Francisco Xavier (SP)
SP-50-Bier
A SP-50-Bier é uma cervejaria artesanal de São Francisco Xavier. Produzida com ingredientes locais, a SP-50-Bier tem cervejas muito saborosas e refrescantes. Ela tem um espaço bem informal no centro da cidade, onde você pode provar as cervejas acompanhadas de petiscos.
Endereço: Rua XV de Novembro, 427 – Centro – São Francisco Xavier (SP)
Onde se hospedar em São Francisco Xavier
Na nossa visita a São Francisco Xavier, ficamos na Pousada Kolibri. Administrada pela alemã Frederike, a pousada é cuidada com muito zelo e atenção aos detalhes. O café da manhã é fabuloso, inclusive com opções veganas. Os produtos são caseiros e produzidos na região ou pela própria Frederike. A Pousada Kolibri é pet friendly e também tem trilhas e pequenas cachoeiras próprias. Recomendamos de olho fechado!
Se você procura hospedagens mais exclusivas, São Francisco Xavier também conta com opções como a Pousada Varandas da Mantiqueira, Pousada A Rosa e o Rei, Pousada Vila Santa Bárbara e Pousada Serra do Luar.
Quando ir em São Francisco Xavier
São Francisco Xavier é um destino para o ano todo. É possível aproveitar o friozinho da montanha nos dias mais frios e as atividades a céu aberto no verão. A única dica é fugir das épocas com mais chuva, já que muitas atrações são ao ar livre.
Nosso roteiro em São Francisco Xavier
Dia 1
- Chegada
- Trilhas na pousada Kolibri
- Jantar no restaurante João de Barro
Dia 2
- Trilha da Pedra da Onça
- Cachoeira Pedro David
- Jantar na Neo Burger & Co.
Dia 3
- Caminhada pelo centrinho
- Almoço na Soberana Comida Caipira
- Mirante da Pedra de São Francisco
- Volta para casa
Como chegar em São Francisco Xavier
São Francisco Xavier fica no Vale do Paraíba, a 150 km de São Paulo (SP). Para chegar, é preciso pegar a Rodovia Carvalho Pinto ou Presidente Dutra até São José dos Campos (SP). Depois siga em direção a Monteiro Lobato (SP) e acesse a Estrada de Pedro David até chegar em São Francisco Xavier. A estrada é boa, bem sinalizada e corta as montanhas da Serra da Mantiqueira, com um dos visuais mais bonitos que já vi no volante.
Também é possível chegar de ônibus, mas é altamente recomendável ir de carro, já que todas as atrações são afastadas do Centro do distrito.
Pingback: Monteiro Lobato: Conheça o Verdadeiro Sítio do Picapau Amarelo
Pingback: Guia completo da Trilha da Pedra da Onça | Pegamos Uma Estrada
Pingback: Onde comer em São Francisco Xavier (SP) | Pegamos Uma Estrada