São Bento do SapucaíSão Paulo

O que fazer em São Bento do Sapucaí (SP): dicas para o seu roteiro

São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí (SP) é uma pacata cidade de 11.000 habitantes no meio da Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais.

Sua história remonta aos tempos dos Bandeirantes, que exploravam o caminho ao longo do Rio Sapucaí. Nesse período, alguns fazendeiros se estabeleceram na região e deram início ao desenvolvimento local. Entre eles estava José Pereira Alves, considerado o fundador da cidade.

O nome do município está ligado ao Rio Sapucaí, que na linguagem indígena significa “rio que grita”, e ao santo padroeiro da cidade, São Bento.

Vista da Pedra do Baú

A cidade também é considerada a meca brasileira das escaladas por conta da Pedra do Baú, principal atrativo da região, com quase 2.000 metros de altitude. Mas além das atividades de aventura nas montanhas, São Bento do Sapucaí é um destino romântico muito procurado por casais e tem um importante centro de artesanato, com destaque para as capelas de mosaico.

Descubra o que fazer em São Bento do Sapucaí, onde se hospedar e dicas de onde comer na cidade.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Pedra do Baú

Pedra do Baú, São Bento do Sapucaí

Cartão postal de São Bento do Sapucaí, a Pedra do Baú é um paredão de 340 metros que pode ser visto de diversos pontos da cidade.

Para alcançar o topo, é necessário fazer uma trilha com um guia especializado, que levará equipamentos de segurança (corda, cadeirinha, capacete e mosquetões). Existem várias agências na cidade que oferecem esse serviço.

Restaurante Pedra do Baú

A trilha começa no Restaurante Pedra do Baú e são 1,8 km de uma caminhada íngreme até o pé da pedra. Depois, é preciso escalar 300 degraus de via ferrata até o topo.

A vista dos 1.950 metros de altura é incrível. Podemos ver diversas cidades e picos da Serra da Mantiqueira, sem contar a satisfação de superar esse paredão que intimida muitos trilheiros.

Trilha da Pedra do Baú

Além da Pedra do Baú, também é possível fazer outras trilhas dentro do complexo. A Bauzinho é mais simples e pode ser feita em uma caminhada de 500 metros. Já a Ana Chata é de nível intermediário, necessitando de guia, pois tem alguns trechos mais técnicos.

Capelas de Mosaico

Capela de mosaico

As capelas de mosaico são atrações conhecidas de São Bento do Sapucaí. Atualmente, a cidade tem três capelas decoradas com azulejos e santos quebrados.

Essa tradição começou com o artista plástico Ângelo Milani, que em 2008 restaurou uma capela com cacos e santos abandonados, compondo um chamativo mosaico colorido.

A obra caiu no gosto da população e a técnica foi replicada em mais duas capelas, na fachada de casas e nos muros das escolas.

Igreja Matriz São Bento

Igreja Matriz São Bento

A Igreja Matriz de São Bento do Sapucaí fica em um ponto alto da cidade e foi construída por volta de 1853, em taipa de pilão, para abrigar a imagem de São Bento. Ao longo do tempo, a igreja ganhou suas torres e passou por algumas reformas, até ganhar a forma atual.

Mirante do Cruzeiro

Mirante do Cruzeiro

Perto da Igreja Matriz de São Bento do Sapucaí, o Mirante do Cruzeiro tem uma bela vista da cidade e das montanhas da Serra da Mantiqueira.

No íngreme trajeto entre a igreja e o mirante também há uma via sacra decorada com mosaicos.

Belvedere Serrano

Belvedere Serrano

O Belvedere Serrano é um deck de madeira localizado no alto da Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais. Ele tem uma vista magnífica das montanhas, com a cidade ao fundo, a 11 km de distância. Vale a pena visitar e apreciar a vista!

Lojas de artesanato

Arte no Quilombo, São Bento do Sapucaí

Além da arte com mosaico, São Bento do Sapucaí também tem um centro importante de artesanato no Bairro Quilombo.

Na Arte do Quilombo estão expostas diversas peças trabalhadas por artesões da região com matéria-prima encontrada na natureza. Já no Ateliê Ditinho Joana, o destaque são as peças talhadas em troncos de madeira.

Onde se hospedar em São Bento do Sapucaí

Cabana A - Sítio das Pedras Serrano

Se você procura um lugar tranquilo e romântico, indicamos o Sítio das Pedras Serrano. O local tem três cabanas super charmosas, muito bem decoradas, com cozinha completa, lareira, churrasqueira, alexa e varanda para contemplar o visual incrível da Serra da Mantiqueira.

O sítio é bem grande e os hóspedes podem aproveitar todos os espaços do terreno, incluindo duas pequenas cachoeiras, redes, decks no meio da natureza e muitos espaços para relaxar.

Sítio das Pedras Serrano

Além disso, os anfitriões deixam todos os itens para o seu café da manhã no chalé e ainda disponibilizam uma cesta de piquenique para montar em qualquer lugar do sítio.

É possível fazer a reserva do Sítio das Pedras Serrano pelo Airbnb e pela Holmy.

Para ver mais opções de hospedagem em São Bento do Sapucaí, clique aqui.

Onde comer em São Bento do Sapucaí

Taipa Restaurante

Típico restaurante self-service de interior, com uma saborosa comida servida no fogão a lenha. O ambiente é bem amplo e rústico, com objetos antigos e mesas de madeira.

Restaurante Sabor da Serra

Bem parecido com o Taipa, o Restaurante Sabor da Serra também oferece um self-service com comida feita no fogão a lenha. O ambiente é rústico, lembrando um rancho, com paredes de tijolinhos e decoração com objetos de fazenda.

Sorveteria Saluê

Sabe aquela típica sorveria de interior com dois freezers, conchas mergulhadas na água e muitas coberturas? Essa é a Saluê! O sabor dos sorvetes é incrível e o preço inacreditavelmente barato.

Vinícolas

Encravada nas montanhas da Serra da Mantiqueira, São Bento do Sapucaí tem um bom clima para a produção de vinhos. Por isso, a cidade tem algumas vinícolas que oferecem almoço e diferentes experiências, como é o caso das vinícolas Villa Santa Maria, Raízes do Baú e Entre Vilas. Vale colocar uma delas no seu roteiro.

Onde fica São Bento do Sapucaí

Onde fica São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí (SP) fica no meio da Serra da Mantiqueira, próximo de Campos do Jordão (SP) e bem na divisa com Minas Gerais.

A cidade fica a 190 km e a 3 horas de viagem de São Paulo (SP) e a 355 km e a 5h de viagem do Rio de Janeiro (RJ). Vindo por São Paulo, a estrada está em boas condições e bem sinalizada.

Deixe um comentário