Descubra o que fazer em Visconde de Mauá: roteiros para 2 e 3 dias

O que fazer em Visconde de Mauá

Visconde de Mauá é um dos destinos mais encantadores da Serra da Mantiqueira. Ele está localizado em uma região que abrange três municípios e dois estados – Resende (RJ), Itatiaia (RJ) e Bocaina de Minas (MG).

Conhecido por suas paisagens, trilhas, cachoeiras e pela rica experiência gastronômica, é o lugar ideal para quem busca um refúgio nas montanhas.

Neste guia, trazemos todas as dicas para aproveitar Visconde de Mauá, com sugestões de roteiros para 2 e 3 dias.

Onde fica Visconde de Mauá

Serra da Mantiqueira

Visconde de Mauá está na Serra da Mantiqueira, na divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. A região é composta por três vilas principais: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba.

O acesso principal é feito pelas rodovias Presidente Dutra e Dr. Rubéns Tramujas Mader (RJ-163). Para quem vem do Rio de Janeiro, a distância é de aproximadamente 200 km e 3 horas de viagem. Já de São Paulo, são cerca de 300 km e 4 horas de viagem.

Vilas de Visconde de Mauá

Visconde de Mauá

Visconde de Mauá

Vila que dá nome à região e primeira que você encontra subindo a serra. É um lugar de clima tranquilo, muitas lojas de artesanato, empórios e bons restaurantes. É perfeito para explorar com calma e levar um presentinho para casa. Também tem pousadas aconchegantes no seu entorno. 

Maringá

Vila de Maringá

Localizada na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, Maringá é conhecida por sua excelente gastronomia. A vila é dividida pelo Rio Preto, com um lado mineiro e outro fluminense, ambos repletos de restaurantes e cafés. É parada obrigatória para um almoço ou jantar, com destaque para os restaurantes do lado mineiro.

Maromba

Vila de Maromba

Terceira e última vila da região, ela é a menor, mais rústica e destino ideal para os amantes da natureza. A vila é ponto de partida para as cachoeiras mais famosas da região. O acesso até a vila de Maromba é complicado. O único caminho por estrada de terra está cheio de buracos. Tem que ir com calma para não estragar o carro.

Onde se hospedar em Visconde de Mauá

Pousada da Gruta - Visconde de Mauá

A escolha da hospedagem depende do tipo de experiência que você busca, já que as vilas são bem diferentes entre si.

  • Visconde de Mauá: Ideal para quem quer um lugar tranquilo e com fácil acesso ao centro.
  • Maringá: Perfeito para quem deseja estar próximo dos melhores restaurantes.
  • Maromba: Indicado para os amantes da natureza, com acesso mais fácil às cachoeiras.

> Confira aqui todas as opções de pousadas e hotéis na região de Visconde de Mauá.

Pousada da Gruta

Ficamos hospedados e indicamos a Pousada da Gruta. Ela fica na vila de Maromba e tem uma estrutura sensacional. As acomodações são confortáveis, com opção para todos os bolsos, e um bom café da manhã.

Pousada da Gruta

Além da gruta que dá nome ao local, a pousada é cortada por um rio, tem cachoeiras, pequenas trilhas e um curral onde você pode acompanhar a ordenha das vacas.

O lugar é cercado pela natureza e transmite uma paz que só a Serra da Mantiqueira pode proporcionar. Pegamos o quarto com hidromassagem e lareira e ficamos impressionados com a estrutura. Confira mais detalhes e faça sua reserva clicando aqui.

Roteiro de 2 dias em Visconde de Mauá

Dia 1: Visconde de Mauá e Maringá

Aldeia dos Imigrantes

Comece o dia explorando a vila de Visconde de Mauá, visitando o centrinho, as lojas de artesanato e empórios locais. Vale caminhar da igrejinha que fica na entrada da vila até a Aldeia dos Imigrantes, uma galeria com cafés, restaurantes e várias lojinhas. Nossa indicação é almoçar no restaurante Gosto com Gosto, que fica no início da vila.

Já na parte da tarde, siga para Maringá e conheça os dois lados da vila, caminhando pela ponte que divide os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Aproveite também para escolher um restaurante para jantar. São muitas opções de ótima qualidade, mas com o lado mineiro um pouco melhor.

Dia 2: Cachoeiras em Maromba

Poço Mágico, Visconde de Mauá

Dedique o dia para conhecer as cachoeiras de Maromba. Visite primeiro o Poço Mágico, conhecido também como Poção 7 Metros, onde você pode saltar de uma pedra direto no poço.

Na sequência, vá para a famosa Cachoeira do Escorrega, onde você pode literalmente escorregar na pedra até cair em uma piscina natural.

Cachoeira Escorrega

Depois, fazendo uma trilha simples de dez minutos, você chega na Cachoeira dos Macacos. É uma cachoeira pequena e bem bonita cercada pelo verde da Mata Atlântica.

Se ainda der tempo, finalize o tour pela Cachoeira Santa Clara. Ela fica um pouco afastada das outras, mas tem uma quedinha bem gostosa para relaxar no final do dia.

Roteiro de 3 dias em Visconde de Mauá

Além dos pontos indicados no roteiro de 2 dias, você pode adicionar uma trilha para fechar a viagem com um pouco mais de aventura. Selecionamos duas com diferentes dificuldades para acrescentar no seu roteiro.

Trilha da Pedra Selada

A Pedra Selada é o pico mais alto de Visconde de Mauá, com 1755 metros de altitude. A trilha é de nível moderado a difícil, com 2,5 km de caminhada, e pontos bem íngremes. Apesar de curta, ela é cansativa por conta da alta inclinação.

Sítio Cachoeiras do Alcantilado

Um passeio perfeito para famílias e pessoas menos aventureiras. O sítio conta com nove quedas d’água acessíveis por uma trilha tranquila e bem sinalizada de 1,5 km. A entrada custa R$ 42 (dez/24).

Onde comer em Visconde de Mauá

Gosto com Gosto

Gosto com Gosto

Comandado pela renomada chef Mônica Rangel, o Gosto com Gosto é um restaurante que precisa estar na sua lista. Ele valoriza a comida brasileira e trabalha com muitos produtos locais. Além disso, a chef fabrica as linguiças, doces e geleias que são servidas e vendidas no restaurante.

Cogumelo Bistrô

Restaurante especializado em cogumelos que nos surpreendeu bastante. Comemos prato principal, bebida e sobremesa, tudo de cogumelo. Eles realmente dominam o ingrediente e conseguem fazer diferentes pratos saborosos. Indicamos pedir o bobó de cogumelos.

Cervejaria Vale do Pavão

Cervejaria Vale do Pavão

Se você gosta de experimentar uma boa cerveja local, a Vale do Pavão é super reconhecida na região. Eles têm uma boa variedade de cervejas e achamos bem saborosas e equilibradas. A Cervejaria Vale do Pavão fica dentro da Aldeia dos Imigrantes, na vila de Visconde de Mauá. 

Casa di Pedra

Casa di Pedra

Reconhecida como uma das melhores pizzas de Visconde de Mauá, a Casa di Pedra fica do lado mineiro da vila de Maringá. As pizzas têm massa leve e fininha, com ingredientes de ótima qualidade. O ambiente é bem aconchegante e o atendimento muito bom.

Escorrega Bar

Escorrega Bar

Fica estrategicamente localizado em frente à Cachoeira do Escorrega e, por isso, é bastante movimentado. Achamos os preços bem salgados, mas pela conveniência de estar em um ponto mais isolado da região, é uma opção interessante para você ter no radar.

Quando ir para Visconde de Mauá

Quando ir para Visconde de Mauá

Visconde de Mauá pode ser visitado o ano todo, mas o clima varia conforme a época. No outono e inverno, o clima é mais frio e perfeito para aproveitar as trilhas e também os fondues que são famosos na região.

Já na primavera e verão, com o clima mais quente, você consegue aproveitar o melhor das cachoeiras. Mas vale ficar atento no verão para não viajar em uma época com muita chuva, que pode atrapalhar o seu roteiro. Sofremos um pouco com isso na nossa viagem.

Deixe um comentário