Bate e volta em Embu das Artes: conheça o que fazer na cidade

Bate e volta Embu das Artes

Embu das Artes (SP) é um destino encantador que combina arte e cultura. Famosa pela feirinha de artesanato e pelas galerias de arte, a cidade é um ótimo destino para fazer um bate e volta perto de São Paulo.

Fundada pelos jesuítas em 1554 com o nome de Bohi, Embu das Artes se desenvolveu em torno da produção de arte sacra e da agricultura. Com o passar dos anos, a cidade se transformou em um polo artístico, iniciando a feira de artesanato em 1969. Hoje, ela ainda preserva ruas de paralelepípedos e um ambiente artístico vibrante, que celebra sua rica herança histórica.

Confira o que fazer em um bate e volta em Embu das Artes, onde comer e quando visitar a cidade.

O que fazer em Embu das Artes

Feira de Embu das Artes

Feirinha de Embu das Artes

A famosa Feira de Embu das Artes é o principal atrativo da cidade. Realizada aos finais de semana, a feira reúne cerca de 500 artistas e artesãos que expõem e vendem suas obras. É o lugar perfeito para encontrar quadros, cerâmicas, esculturas, antiguidades e objetos de decoração diversos. Além disso, a feira oferece apresentações musicais e um espaço para exposição e venda de plantas, conhecido como Feira Verde.

Viela das Lavadeiras

Parte da Feira de Embu das Artes, a Viela das Lavadeiras é um dos pontos mais concorridos para fotos. A rua estreita e colorida tem grafites, galerias, ateliês e restaurantes. Ela liga a feirinha de artesanato com a Feira Verde. O nome Viela das Lavadeiras vem do tempo em que mulheres desciam a ruazinha para lavar roupas no riacho.

Galerias de Arte

Galeria de arte de Embu das Artes

Embu das Artes é um verdadeiro museu a céu aberto. Enquanto anda pela feirinha, explore as diversas galerias de arte e antiquários espalhados pelo centro histórico da cidade. É uma ótima oportunidade para conhecer artistas locais e comprar peças únicas.

Museu de Arte Sacra dos Jesuítas

Museu de Arte Sacra dos Jesuítas

O Museu de Arte Sacra fica dentro da Igreja Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga da cidade, construída na segunda metade do século XVII. O acervo abriga um importante conjunto de imagens religiosas talhadas em madeira e modeladas em terracota por jesuítas e indígenas entre os séculos XVII e XIX. O museu ainda conta com pinturas e mostra detalhes da estrutura da igreja, de arquitetura barroco paulista.

Centro Cultural Mestre Assis do Embu

Com atividades que incluem exposições, oficinas e apresentações, o Centro Cultural Mestre Assis do Embu é um espaço dedicado à preservação da arte e cultura local. A entrada é gratuita e a programação sempre traz eventos e exposições diferentes.

Capela São Lázaro

Capela São Lázaro

Construída em 1934, a Capela São Lázaro tem traços da arquitetura colonial jesuítica e tem como principais atrativos a imagem de São Lázaro, de autoria do artista Cássio M’boy, e o Santo Cristo, entalhado por Zé Santeiro.

Onde comer em Embu das Artes

O Garimpo

Um dos mais tradicionais de Embu das Artes, o restaurante O Garimpo une o melhor das culinárias brasileira e alemã. O ambiente é bem amplo e charmoso, com diferentes áreas para curtir o seu almoço. Você pode ficar na parte interna, na varanda, no jardim ou no deck. O restaurante oferece ainda espaço kids, é pet friendly e tem música ao vivo, tornando o espaço bastante diverso e agradável.

Feirinha

Outra ótima alternativa é aproveitar as comidas de rua. As barracas da Feira de Embu das Artes oferecem uma diversidade de delícias doces e salgadas. É uma oportunidade para experimentar sabores locais enquanto curte o ambiente da feira.

Quando ir para Embu das Artes

Quando ir para Embu das Artes

A melhor época para visitar Embu das Artes é durante os meses de primavera e outono, quando o clima é ameno. Fique de olho também na programação de eventos e festivais culturais da cidade. Uma dica é participar da tradicional Festa de Santa Cruz, uma das mais importantes manifestações folclóricas do estado, que acontece em maio.

Como chegar em Embu das Artes

Como chegar em Embu das Artes

Embu das Artes é de fácil acesso a partir de São Paulo. Você pode chegar de carro pela Rodovia Regis Bittencourt (BR-116) ou utilizar os ônibus, que partem do Terminal da Lapa. A viagem dura cerca de 40 minutos, dependendo do trânsito.

Deixe um comentário